“Ano Municipal da Juventude” em Sintra vai ser em 2020

A autarquia de Sintra aprovou, em reunião de câmara, realizada esta terça-feira, que o ano de 2020 seja o “Ano Municipal da Juventude”.

Este projeto vai promover ao longo do ano de 2020 um conjunto de iniciativas descentralizadas, que envolvam as associações, as associações de estudantes, os grupos informais de jovens e os jovens, através da participação, pondo em evidência as suas realidades, as suas necessidades e anseios, permitindo igualmente dar visibilidade e valorizar a dimensão coletiva que congrega os jovens em torno de manifestações de participação culturais e artísticas.

A iniciativa tem como objetivos “desenvolver uma política local dirigida aos jovens a partir do conhecimento da realidade e da condição dos jovens do concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra. O autarca defendeu que a iniciativa vai aprofundar o “conhecimento da realidade dos jovens e criar mecanismos de apoio financeiro aos projetos apresentados pelos jovens e suas organizações”. Basílio Horta lembrou que se pretende “criar condições para a participação dos jovens ao nível local e garantir espaços e oportunidades para o exercício da cidadania”

O desenvolvimento de uma estratégia de auscultação junto dos jovens do concelho, sublinha a importância dos municípios na concretização de políticas locais de juventude. Esta estratégia permitirá a definição e o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas nas diferentes áreas de interesse dos jovens munícipes.

A estratégia de concretização passa pelo envolvimento do Conselho Municipal Jovem de Sintra ao longo do ano de 2019, aplicação de inquérito aos jovens, reforço do associativismo juvenil existente, reconhecer e valorizar as experiencias existentes de trabalho com os jovens, entre outras.

Recorde-se que Sintra é o segundo município do pais em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos.

No ano letivo de 2016/2017 encontravam-se a frequentar o 3º ciclo do ensino básico cerca de 13 mil alunos e no ensino secundário 12 mil alunos. Existem também cerca de 11 mil jovens universitários que se deslocam diariamente para estabelecimentos de ensino superior fora do concelho.