Workshop de culinária vegetariana na Escola Básica Xutaria em Belas

workshop vegetariano banner

No corrente ano letivo, a Câmara Municipal de Sintra vai continuar a realizar um conjunto de iniciativas dirigidas a alunos e famílias, com o objetivo de promover a educação alimentar e hábitos de alimentação saudável.

A próxima iniciativa irá ter lugar já no próximo dia 24 de março, sábado, nas instalações da EB Xutaria, sita Rua D. Amélia, Casal Barota 2605-664 Belas, entre as 10H00 e as 13H00, sob o título "Vegetariano à Portuguesa".

A FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, recomenda uma diminuição do consumo de carne, de forma a contribuir para a sustentabilidade do sistema alimentar. Vários estudos demonstram que o consumo de proteína de origem animal tem impacto sobre o ecossistema 16 vezes superior em comparação à proteína de origem vegetal.

Para além disso, existe evidência científica de que o consumo elevado de produtos de origem vegetal diminui a probabilidade de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, como sejam a doença cardiovascular, doença oncológica, diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Esta é a base da dieta mediterrânica, que é considerada um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo.

A proposta deste workshop, dinamizado pelo Chef André Gerardo, consiste na realização de receitas tipicamente portuguesas em que a carne será substituída por alimentos igualmente fornecedores de proteína mas de origem vegetal.

As inscrições devem ser realizadas até ao dia 23 de março para os seguintes contactos: tel.: 21 923 60 63 ou e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

cartaz veg