Sintra reforça presença no Programa DigitALL

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um protocolo de cooperação com a Fundação Vodafone Portugal e o Agrupamento de Escolas D. João II para a continuidade do Programa de Competências Digitais – DigitALL, para o ano letivo de 2022/2023.

O Programa DigitAll será implementado no Agrupamento de Escolas D. João II, em São Marcos, abrangendo um total de 6 turmas e 152 alunos da Escola Rainha Dona Leonor de Lencastre, em Agualva-Cacém.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, afirmou que “a educação é a base de uma sociedade cada vez mais justa e equitativa. Estes temas são levados muito a sério pela autarquia e que requerem um trabalho contínuo e de muita proximidade. Garantir que a escola permite aos nossos jovens e crianças adquirirem ferramentas para o seu futuro faz parte da nossa estratégia e do caminho que temos vindo a percorrer”.

O Programa DigitALL, promovido pela Fundação Vodafone Portugal, tem por objetivo colaborar com os Agrupamentos Escolares no desenvolvimento de competências técnicas digitais dos alunos do 1.º e 2.º Ciclos e dos professores, na promoção da literacia digital e na construção de cidadania digital.

Com abrangência nacional, este programa está alinhado com o quadro europeu de competências e com os documentos estruturantes do sistema de ensino português.

O DigitALL, para os alunos, assenta numa metodologia de aprendizagem baseada na execução de projetos, com recurso a novas tecnologias, através das quais são desenvolvidas competências técnicas, e competências comportamentais e sociais, numa dinâmica de aprendizagem experiencial, onde os alunos são convidados a explorar e desenvolver as suas competências de uma forma prática, em grupo e interativa.

Recorde-se que, também em protocolo com a autarquia de Sintra, o Programa DigitALL também teve lugar no Agrupamento de Escolas de Algueirão, no ano letivo 2021/2022, abrangendo cerca de 900 alunos, de 41 turmas compreendidas entre o 1.º e o 6.º ano de escolaridade.