Sintra recebeu conferência sobre Educação Relacional

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebeu a conferência “Educação Relacional”, onde foram apresentados os resultados do último ano letivo e definidas as prioridades de intervenção para 2024/2025, no decorrer do Projeto Municipal de Educação Relacional.

O Projeto Municipal de Educação Relacional resulta de uma parceria entre o Município de Sintra e o Relational Lab com o objetivo de promover práticas educativas centradas nas relações interpessoais.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, do Secretário de Estado da Administração, Pedro Cunha, do Coordenador Geral do Relational Lab, Rui Marques, e de Joan Quintana, do Instituto Relacional de Barcelona.

Durante a manhã, Joan Quintana apresentou os “Novos Passos” da Educação Relacional, seguido por um painel intitulado “Educação Relacional na Prática: Roteiro do caminho percorrido”, onde se analisaram as estratégias e avanços do projeto até ao momento. Já a sessão da tarde foi dedicada à exploração dos “Desafios da Educação Relacional” e a um painel que discutiu “O que nos propomos fazer em 2024/2025: Prioridades dos Agrupamentos de Escolas de Sintra”.

O Projeto Municipal de Educação Relacional de Sintra visa apoiar o sucesso escolar através da criação de capital relacional, abordando eixos de interação essenciais como Educador e Aluno, Aluno e Aluno, Educador e Família e Educador e Educador. A missão passa por desenvolver uma estratégia robusta de Educação Relacional que envolva os onze agrupamentos de escolas do concelho de Sintra, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e eficaz.

Esta temática assume especial relevância no que diz respeito à melhoria dos resultados académicos, potenciadores de melhores empregos e remunerações mais altas, mais saúde, menor propensão para cometer atos violentos e criminosos, maior felicidade, atividade física regular e um papel mais ativo na sociedade.