Sintra pede reunião urgente ao ministro da Educação

pacos concelho 04

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, solicitou, com carater de urgência, uma audiência com o Ministro da Educação, Nuno Crato, com o propósito de avaliar os problemas sentidos no início do ano letivo decorrentes do processo de colocação do pessoal docente e a sua resolução.

O objetivo desta reunião passa por obter respostas sobre a falta de docentes, colocando em risco o regular funcionamento de comunidades educativas de grande fragilidade social, tais como Casal de Cambra, onde a escola tem um papel determinante ao nível do apoio familiar.

Outra das questões é o quase inexistente investimento por parte do Ministério da Educação e Ciência nos estabelecimentos de ensino que tutela, bem visível no estado de conservação que alguns edifícios apresentam, como o caso da EB Dr. Rui Grácio, da EB António Sérgio, da EB Ruy Belo e da Escola Secundária Ferreira Dias.

A rede pública de educação do concelho de Sintra constitui-se como uma das mais expressivas do país tendo em conta o número de estabelecimentos de ensino que a compõem, a sua dimensão e dispersão geográfica, assim como o universo de alunos e famílias que atende, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, dando resposta a cerca de cinquenta mil crianças e jovens.

Esta situação tem exigido por parte do Município de Sintra um enorme investimento na requalificação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, bem como na criação de respostas de caráter educativo e de apoio às famílias, nomeadamente ao nível da ação social escolar, do funcionamento dos refeitórios escolares, dos transportes escolares e da dinamização de atividades de prolongamento do horário escolar.