Sintra lança coleção de livros infantis inspirados em museus de Sintra

“A ler, aprender – Museus para Contar e Encontrar” é a coleção de contos infantis que ganhou 3 novas publicações e que a Câmara Municipal de Sintra lançou no Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio.

A apresentação pública teve lugar no Museu do Ar, esta terça-feira, e contou com a presença do presidente da autarquia, Basílio Horta, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, e da diretora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva.

Ao todo fazem parte desta coleção 7 livros, sobre 7 museus de Sintra, criados por 7 autores e 4 ilustradores.

“A cultura e a educação são prioridades da autarquia, pois acreditamos que é nas escolas que a cidadania começa a ser formada e sem cultura é seguramente uma cidadania modesta”, afirmou Basílio Horta, mencionando ainda que o surgimento destes livros “pretende transmitir às escolas, os nossos museus, a nossa cultura, aquilo que nós temos e aquilo que é Sintra, ao mesmo tempo que fomenta a leitura e suscitar o interesse em matérias do mundo do concelho”.

Presente na cerimónia esteve também o autor de livros deste acervo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, que sublinhou que “esta coleção é um excelente exemplo daquilo que uma autarquia dinâmica e com uma visão daquilo que deve ser o presente e o futuro”, mencionando ainda que a “qualidade de texto e ilustração dos livros são exemplo da vitalidade e da pujança criativa do poder local”.

Os livros que compõem esta coleção são:

• “Duas irmãs em Odrinhas”, por Gilda Nunes Barata e Danuta Wojciechowska, alusivo ao MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas;
  • “Não há borracha que apague o sonho”, por Luísa Ducla Soares e Danura Wojciechowska, alusivo ao MFC - Museu Ferreira de Castro;
  • “Nos corredores do tempo”, por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Danura Wojciechowska, alusivo ao MU.SA – Museu de Artes de Sintra;
  • “O Escultor, as aves e o sonho”, por José Jorge Letria e André Letria, alusivo ao MAT - Museu Anjos Teixeira;
  • “O perfume dos limões”, por António Torrado e André Letria, alusivo à CMLC- Casa-Museu de Leal da Câmara;
  • “Prontos para voar”, por José Jorge Letria e Carla Nazareth, alusivo ao Museu do Ar;
  • “Tantas Voltas e voltinhas até chegarmos aqui”, por José Fanha e João Nasi Pereira, alusivo ao MHNS - Museu de História Natural de Sintra.

Os livros podem ser adquiridos na Livraria Municipal no MU.SA, no MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas e brevemente em diversas lojas CTT em Sintra, Cascais, Oeiras e Lisboa.