Sintra debate desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contexto escolar

A Câmara Municipal de Sintra promove, no Centro Cultural Olga Cadaval, o Encontro “Disseminação de boas práticas no desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contexto escolar”, no dia 21 de setembro, pelas 09h00.

Este encontro pretende assinalar o encerramento do primeiro ano de trabalhos e o arranque do seu segundo ano, com o objetivo de apresentar o trabalho feito pelos nove Agrupamentos de Escolas do município na promoção das competências sociais e emocionais das suas crianças e jovens.

Ao longo deste período, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em colaboração com as escolas de Sintra, contribuiu para a prossecução destes objetivos, com o compromisso de promover e apoiar a implementação de planos de desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar.

A autarquia pretende continuar a garantir a implementação e continuidade das respostas educativas nas escolas da rede pública, facultando a todos os agrupamentos de escolas o apoio financeiro e técnico-pedagógico necessário, que potencie a concretização de atividades programadas no âmbito dos seus Planos Anuais de Atividades, visando uma maior articulação de instrumentos estratégicos de promoção do sucesso escolar nos Agrupamentos de Escolas, designadamente, do Plano Anual de Atividades, Projeto Educativo e Plano de Promoção das Competências Sociais e Emocionais.

As competências emocionais e sociais são determinantes no desenvolvimento pessoal dos alunos, no seu sucesso académico, com impacto na autoestima individual, mas também no desempenho profissional futuro e na construção de comunidades, onde os valores essenciais, associados ao conhecimento, tornarão o mundo local e global mais justo.

Assim, assume particular importância a definição de um Plano de Ação para o desenvolvimento destas competências, de acordo com os dados do Estudo Internacional de Competências Sociais e Emocionais. Este estudo foi promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em estreita colaboração com a Câmara de Sintra, e do qual resultou o “ADN Socioemocional das Escolas de Sintra”, bem como o desenvolvimento do Plano Anual de Atividades como estratégia de promoção do desenvolvimento de competências socioemocionais.

A entrada é livre, mas requer inscrição AQUI.

Programa AQUI.