Sessão Solene de Abertura da Academia da Força Aérea Portuguesa

A Sessão Solene de Abertura do ano letivo 2018/2019 da Academia da Força Aérea de Sintra realizou-se esta terça-feira, dia 17 de outubro, tendo sido entregue o Prémio Câmara Municipal de Sintra ao aluno José Mendes.

Este prémio destina-se a galardoar o melhor aluno do Ensino Universitário com a classificação global mais elevada no final do segundo ano (incluindo as classificações obtidas no primeiro ano).

A sessão solene de entrega de prémios aos militares que se distinguiram no ano letivo anterior foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Sintra, Domingos Quintas, do deputado Miranda Calha, pela Comissão da Defesa Nacional, do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, o General Manuel Teixeira Rolo, o presidente da Junta da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Rui Maximiano, e do Major General Paulo José Reis Mateus.

O Hino da Força Aérea deu início à cerimónia, que prosseguiu com um breve discurso do Major General Paulo José Reis Mateus sobre o futuro e os seus desafios, face a um mundo em constante mudança e transformação: “emergiu o receio de que as gerações mais novas possam ter uma qualidade de vida aquém da desejada” uma vez que “no novo mundo polarizado, o poder da aprendizagem é mais difuso”. O Major General menciona ainda o processo de globalização, referindo que na gestão de um mundo repleto de riscos, há fatores que escapam aos governos individuais e que se torna necessário respostas internacionais. Por fim, cita que face a todos estes fenómenos globais presentes, “novas histórias irão substituir as velhas histórias, num mundo em acelerado movimento que não espera por nós, mas que espera de nós” e é aqui que a Academia da Força Aérea, com o seu conhecimento secular, pretende formar oficiais capazes de ultrapassar todas as advertências vindouras “preparando hoje, os chefes de amanhã”.

Seguiu-se a entrega de cartas de curso, diplomas e espadins e a atribuição dos Prémios Escolares.