“I Fórum Sintra ES+” no Centro Cultural Olga Cadaval

O “I Fórum Sintra ES+", sobre “Inclusão nas escolas: Utopia ou Realidade” e inserido no projeto “Sintra ES+” realizou-se, esta quinta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Este evento ficou marcado pelo lançamento nacional do manual “Saúde Mental em Saúde Escolar”, pelos debates sobre “Inclusão – O Estado da Arte”, “O que é uma escola inclusiva e multicultural?” e a apresentação do projeto COMPARTE – “Os Prós da Inclusão”.

A redução, a prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação desde o pré-escolar ao secundário, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação, enquadrado nos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, insere-se na estratégia Europa 2020.

Assim, no desenvolvimento destes Planos foi implementado o projeto – “Sintra ES+”, estando prevista a realização de diversos fóruns educativos com o objetivo de partilhar e fomenar as boas práticas e, ainda, o debate e reflexão sobre questões pertinentes para o sucesso educativo no concelho de Sintra.

A iniciativa contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira.

Este encontro está incluído no Projeto “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar no Concelho de Sintra”, cuja candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 representa um investimento valor global de 1.953.783,46 €. A verba envolvida conta com uma taxa máxima de comparticipação comunitária (Fundo Social Europeu) até 50%, sendo os restantes 50% da responsabilidade do Município.