Escola de Recuperação do Património de Sintra com inscrições abertas para Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Encontram-se abertas as inscrições para os cursos técnicos superiores profissionais da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

Estes cursos resultam de uma parceria estabelecida entre a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra e o Instituto Técnico de Tomar e conferem aos estudantes o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (Portaria nº 782/2009, de 23 de julho).

Produção Artística para a Conservação e Restauro:

O curso de produção artística para a conservação e restauro visa conferir formação especializada nas áreas da produção artística tradicional, onde se desenvolvem atividades que passam pelo estudo dos contextos histórico-artísticos dos materiais e das técnicas de produção até ao desenvolvimento de projetos de produção artística para as várias áreas da conservação e restauro. O curso tem como objetivo formar profissionais com competências de nível superior que consigam por si só desenvolver e criar projetos que visem a preservação e divulgação do património cultural.

Som e Imagem:

O curso técnico superior profissional em som e imagem prepara os/as estudantes para planificar, gerar e difundir conteúdos audiovisuais adequados a diferentes tipos de formatos de difusão, com o recurso a aplicações multimédia, ao longo das fases de pré-produção, produção e pós-produção de projetos audiovisuais, designadamente, escrita de guiões, captação de som, operação de câmara vídeo, iluminação, edição não-linear, pós-produção de áudio e pós-produção de imagem. A formação permite que os formandos possam vir a desempenhar funções laborais em Produtoras de Cinema, Produtoras de Audiovisuais, Agências de Publicidade, Ateliers de Webdesign, Meios de Comunicação (Televisão, Rádio, Imprensa), Associações Culturais, Autarquias e Centros Culturais.

Realização e Produção Televisiva:

O curso de realização e produção televisiva, com uma duração de 2 anos, e especializado na realização televisiva e produção de conteúdos para entretenimento e informação, assegura no último semestre um estágio curricular numa televisão regional ou nacional. O curso tem por objetivos planificar, produzir e difundir conteúdos adequados a formatos de entretenimento e informação televisivos, quer em ambiente de estúdio, quer em exterior, ao longo das fases de pré-produção, produção, pós-produção e emissão, designadamente, conceção de programas de entretenimento, produção jornalística, captação de som, operação de câmara vídeo, iluminação e cenografia, edição vídeo, programação televisiva, realização em estúdio e distribuição multiplataforma.

Design Multimédia:

O curso técnico superior profissional em design multimédia, é uma formação que visa preparar profissionais capazes para, de forma autónoma ou integrados em equipas e de acordo com as necessidades dos clientes, conceber, executar e desenvolver soluções otimizadas de design multimédia. A formação tem como atividades principais conceber soluções no âmbito do multimédia interativo, desenvolver ou adaptar conteúdo para produtos multimédia, criar soluções de animação, 2D e 3D, captar, manipular e editar vídeo e imagens fixas, elaborar sínteses visuais e escritas, antecipatórias das soluções a desenvolver, editar e manipular áudio e Desenvolver planos de marketing que apoiem a criação de conteúdos e produtos digitais.

Para frequentar um Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), os candidatos têm que ter mais de 23 anos, ter o 12º ano completo ou um curso de ensino Secundário Profissional de Nível 4, ser titular de um Cursos de Especialização Tecnológica (CET), licenciatura ou Mestrado. As aulas irão decorrer em horário pós-laboral, nas instalações da EPRPS/Espaço Melka.

A Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, tem um papel importante no que compete às atribuições do município de Sintra, para a educação, o ensino e a formação profissional. Como instituição que promove a oferta de cursos, desenvolve atividades curriculares de natureza didático-pedagógica no contexto do ensino profissional, contribuindo para a formação qualificante de técnicos que colaborem na melhoria da competitividade da economia.

Mais informações em Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra