Conselho Municipal de Educação reuniu na Academia da Força Aérea em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra realizou, esta sexta-feira, a 5.ª reunião do Conselho Municipal de Educação na Base Aérea nº 1 de Sintra.

A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que congratulou a Academia da Força Aérea pelo desenvolvimento de cursos superiores em Sintra, “é um privilégio e uma honra ter esta instituição no nosso concelho com esta oferta de cursos tão essenciais na formação e defesa do nosso país”. 

A Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino superior militar, destinado a formar oficiais da Força Aérea Portuguesa nos diferentes domínios do conhecimento que são necessários ao desempenho das suas funções, bem como dar formação nos domínios que revelem interesse para o desenvolvimento de conhecimentos aeronáuticos a nível nacional. A Academia da Força Aérea tem os cursos de mestrado integrado de piloto-aviador, engenharia aeronáutica, engenharia de aeródromos, engenharia eletrotécnica, administração aeronáutica e medicina.

Basílio Horta frisou que “Sintra é um concelho de todos e para todos, sendo a educação uma das prioridades da autarquia e por isso temos uma visão holística da educação, ou seja, temos uma compreensão global da educação, daí a sua ligação à cultura ou ao ambiente, assim é essencial criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos”.

A Fundação Aga Khan Portugal apresentou o “Escolas 2030 Portugal”, programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora. "O que funciona na educação para formar crianças e jovens com os conhecimentos, habilidades e valores necessários para a sociedade atual?" é para responder a esta pergunta que surge o programa Escolas 2030, uma pesquisa-ação que se estende por 10 anos, de 2020 a 2030.

Nesta reunião do Conselho Municipal de Educação foi também apresentado um resumo sobre o 1.º Fórum das Juventudes de Sintra, "A tua voz conta!" que se realizou em outubro com a presença de mais de uma centena de jovens do concelho e que teve como objetivos aproximar jovens do município e aumentar o sentimento de pertença e de identificação ao território, sensibilizar jovens para a importância da participação e estimular o sentido crítico e a participação ativa nas questões pertinentes para os jovens no seu território.

O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem como objetivo promover, a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa de Sintra. 

Image
Image