Câmara de Sintra inicia construção do novo Polo Escolar Ferreira Dias com investimento superior a 27 milhões de euros

A Câmara Municipal de Sintra deu início à construção do novo Polo Escolar Ferreira Dias, em Agualva, com a assinatura do auto de consignação parcial da empreitada, num investimento superior a 27 milhões de euros.

A cerimónia, que decorreu na Escola Secundária Ferreira Dias, marcou o arranque da primeira fase da intervenção, que contempla a demolição do edifício existente e a construção de uma nova infraestrutura educativa, moderna e funcional.

Durante a sessão, o presidente da autarquia, Basílio Horta, destacou a importância estratégica deste investimento, num "momento que tem para nós um significado muito particular: representa o culminar de um grande esforço na área da educação e de um investimento expressivo, superior a 27 milhões de euros, que reflete a nossa aposta firme num futuro com mais oportunidades para os jovens de Sintra.”

O autarca sublinhou ainda que, com investimentos superior a 57 milhões de euros investidos na requalificação do parque escolar e 44 milhões destinados à construção de novos polos escolares, o município ultrapassou os 100 milhões de euros investidos na educação, num compromisso claro com o futuro das novas gerações.

O novo Polo Escolar Ferreira Dias permitirá aumentar a capacidade da escola para 100 turmas e oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem. O projeto inclui: 77 salas de aula, cinco salas de TIC e artes visuais, seis laboratórios de ciências, seis oficinas técnicas, auditório, biblioteca, sala de convívio, refeitório, cozinha, bar e papelaria.

A componente desportiva será igualmente reforçada com a construção de quatro campos exteriores, pavilhão gimnodesportivo, ginásio, balneários para alunos e professores, e instalações de apoio.

Este investimento insere-se no reordenamento da rede escolar definido pela Carta Educativa de Sintra de 2.ª geração, que visa dotar o concelho de um parque escolar moderno, sustentável e adaptado às necessidades da população em idade escolar.

A requalificação da histórica Escola Ferreira Dias será feita com base num modelo que valoriza a aprendizagem, a sustentabilidade, a integração com a comunidade e a preservação do património arquitetónico e cultural.

Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra já permitiu a requalificação de mais de 120 estabelecimentos de ensino, beneficiando mais de 30 mil alunos.

As obras de construção do novo Pólo Escolar Ferreira Dias iniciam-se a 1 de julho, os trabalhos de demolição poderão causar constrangimentos. A Câmara Municipal de Sintra agradece desde já a compreensão de todos os munícipes pelos eventuais transtornos causados, garantindo que os trabalhos serão realizados com a maior brevidade possível e procurando sempre minimizar o seu impacto no quotidiano da população. 

Image
Image