Câmara de Sintra avança para a requalificação e ampliação da creche do Centro Social e Paroquial de Mira Sintra

A Câmara Municipal de Sintra vai investir cerca de 678 mil euros em obras de remodelação e ampliação da Creche do Centro Paroquial de Mira Sintra, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Este projeto da Câmara Municipal de Sintra irá permitir, não só melhorar as condições de utilização nas valências de berçário, creche e jardim de infância, aumentar a capacidade de acolhimento, que passará a ser de 50 crianças, entre os 4 meses e 6 anos.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento “vai ao encontro da nossa estratégia em tornar Sintra num lugar onde, cada vez mais, vale a pena viver. Dando uma resposta às famílias, numa área onde os recursos são ainda escassos”. O edil reforçou ainda que “esta intervenção vai permitir que sejam melhoradas as condições de utilização deste espaço, beneficiando as famílias e crianças”.

As obras de remodelação e ampliação da Creche do Centro Paroquial de Mira Sintra prevêem a construção de um novo edifício de dois pisos que albergará cozinha, refeitório, instalações sanitárias, sala de jardim de infância (com capacidade para 20 crianças) e sala de direção. O edificado que já existe contará com uma área de receção/secretaria, berçário (capacidade para 10 bebés), Instalações sanitárias, sala de atividades para crianças dos 12 aos 24 meses (capacidade para 10 crianças), sala de atividades para crianças dos 24 aos 36 meses (capacidade para 10 crianças), área do pessoal e gabinete técnico.

A área exterior da creche vai ser dividida em três partes independentes e contará com uma zona coberta, uma área descoberta e um espaço destinado ao usufruto das crianças que frequentam a creche.

A intervenção vai contemplar, também, a instalação de uma plataforma elevatória que fará a ligação entre os pisos e que permitirá a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.

Este investimento resulta de candidaturas submetidas pela Câmara Municipal de Sintra ao Plano de Recuperação e Resiliência, Aviso N.º 02/C03-i01/2021 - Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais pelo município de Sintra.