Câmara de Sintra aprova protocolo para criação de Centro Tecnológico Especializado Digital

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um protocolo, a celebrar com o Agrupamento Escolas Queluz-Belas, com vista à implementação e dinamização de um centro tecnológico especializado digital na área da Multimédia.

Este protocolo tem como objetivo estabelecer uma estratégia de orientação escolar e profissional para o concelho, apoiar a divulgação deste centro tecnológico, estabelecer uma rede de transportes que apoie as deslocações dos alunos de e para os estabelecimentos de ensino a partir dos seus pontos de residência, e proporcionar formação contínua de professores/formadores, com vista à promoção da educação e formação profissional especializada no Concelho de Sintra.

A autarquia de Sintra compromete-se ainda assegurar a manutenção de espaços e/ou equipamentos, investir no upgrade tecnológico e apoiar as residências de estudantes.

Para o presidente Basílio Horta “o apoio a projetos desta natureza permitirá a Sintra aumentar a formação e qualificação dos jovens do concelho. Trata-se também do compromisso da autarquia em fomentar a aquisição de competências dos jovens, essencial para o ingresso no mercado de trabalho e sucesso profissional”.

A criação de Centros Tecnológicos Especializados está inserida nas candidaturas apresentadas pelos referidos agrupamentos de escolas, realizadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um valor de financiamento a fundo perdido até 1 milhão e 400 mil euros.