Câmara de Sintra apoia projetos educativos e inclusão escolar com atribuição financeira

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 411 mil euros a agrupamentos de escolas do concelho.

O apoio, aprovado em reunião de executivo de 23 de setembro, destinado ao desenvolvimento de projetos educativos e ao reforço de entidades parceiras na área da educação.

Inserido nos projetos educativos, foi aprovada a continuidade do projeto “Cem Anos de Juventude - O Mundo à Nossa Volta”, bem como um apoio ao Centro de Formação da Associação de Escolas do concelho de Sintra.

O projeto “Cem Anos de Juventude - O Mundo à Nossa Volta” é um programa pedagógico internacional que promove a ligação entre crianças, jovens, professores e profissionais de cinema em torno da arte cinematográfica, através de oficinas práticas e momentos de formação.  Dinamizado pela Associação Os Filhos de Lumière, o projeto já está em desenvolvimento nos Agrupamentos de Escolas Miguel Torga e Agualva Mira-Sintra, e este ano foi também alargado ao Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, em continuidade com o Plano Nacional de Cinema em Sintra. A iniciativa potência o sucesso escolar e promove estratégias diferenciadoras e inovadoras de aprendizagem.

Já o apoio ao Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Sintra, integrado no Agrupamento de Escolas de Mem Martins, permitirá o desenvolvimento do plano de atividades para o ano letivo de 2025/2026. Para além das ações financiadas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, este centro de formação vai alargar a sua oferta com a realização de 21 ações formativas, num total de 635 horas, dirigidas a professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais. Anualmente, o centro promove ainda encontros, colóquios e workshops destinados a diferentes parceiros da comunidade educativa.

Foi igualmente aprovada a atribuição de apoio financeiro a 16 entidades parceiras dos agrupamentos de escolas da rede pública de Sintra, que asseguram respostas de prolongamento de horário no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Este apoio destina-se exclusivamente à disponibilização de meios de suporte a 139 alunos com necessidades de saúde especiais, que exigem medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão, frequentando atividades de animação e apoio à família.

[A publicação deste conteúdo ocorreu após a data das eleições autárquicas, apesar de se referir a uma iniciativa anterior, em cumprimento das orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o respeito pelos princípios da neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral.]

Image
Image