
Alunos da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra premiados em concurso
A Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS) destacou-se no concurso “Simetrias das Calçadas de Lisboa”, ao conquistar dois primeiros prémios e uma menção honrosa.
Este concurso, promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, integrou as comemorações do Dia Internacional da Matemática, Arte e Criatividade, e foi dirigido a alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade.
A EPRPS apresentou-se a concurso com cerca de dez trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 1.º ano do Curso de Técnico de Design de Interiores e Exteriores. O júri atribuiu o 1.º Prémio da Simetria A (333) ao aluno Eduardo Rodrigues e o 1.º Prémio da Simetria C (632) a Vladyslav Kravets, distinguindo ainda outro trabalho da escola com uma menção honrosa.
O objetivo do concurso passou pela valorização da Calçada Portuguesa, elemento distintivo do património cultural nacional, e teve como objetivo estimular a criatividade e o raciocínio matemático dos alunos para a criação dos padrões de simetria inexistentes na capital. Os participantes foram convidados a explorar os conceitos de simetria e geometria para criar padrões originais que se destacassem pela sua beleza e originalidade.
A Escola do Património foi fundada em 1989 pela Câmara Municipal de Sintra e centra a sua atividade na formação de técnicos intermédios nas áreas de conservação e restauro do património, no design de interiores e exteriores, na fotografia e música, aliando o “saber – saber” ao “saber – fazer”.
Considerada uma escola de excelência ao nível do ensino profissional, tem o objetivo de formar técnicos capazes de responder às novas exigências e sensibilizados para a resolução dos problemas que envolvem os trabalhos de reabilitação e conservação do património.
Mais informações AQUI.