Sintra leva Plano Municipal de Promoção da Bicicleta a mais escolas

A Câmara Municipal de Sintra estende o Plano Municipal de Promoção da Bicicleta a mais escolas no presente ano letivo, com o projeto Prontos a Pedalar que visa ensinar os alunos do 1.º ciclo a andar de bicicleta.

De 1 de outubro até janeiro de 2025, a Câmara de Sintra irá disponibilizar a cada escola: 14 bicicletas, 14 capacetes, toucas, suportes, equipamento didático para circuito de perícia e ainda o serviço de manutenção e reparação semanal, para que os equipamentos funcionem de forma adequada durante todo o ano letivo em boas condições.

Até janeiro de 2025, as escolas abrangidas pelo projeto serão: a EB da Várzea de Sintra, EB Mestre Domingos Saraiva, EB Mira Sintra 1, EB Mira Sintra 2, EB de Colares, EB Monte Abraão 2, EB da Rinchoa, EB de Manique de Cima, EB Ribeiro de Carvalho e EB de Vale Mourão.

Em fevereiro de 2025, estes equipamentos serão transferidos para outras escolas, prevendo a Câmara de Sintra que todos os agrupamentos de escolas da rede pública de Sintra sejam abrangidos neste projeto, envolvendo assim um universo de mais de 3000 alunos.

O objetivo do Prontos a Pedalar é que, até ao final do 1º ciclo do ensino básico, os alunos das escolas da rede pública do concelho de Sintra sejam capazes de andar de bicicleta de forma independente, promovendo o uso deste meio de transporte como meio de mobilidade ativa, lazer e exercício físico.

No ano letivo 2023/2024, o Plano Municipal de Promoção da Utilização da Bicicleta esteve implementado em oito Agrupamentos de Escolas, com 18 escolas do 1º ciclo do ensino básico, que através dos professores de Educação Física dinamizaram cerca de 15 sessões de aprendizagem sobre andar de bicicleta, num total de 1697 alunos envolvidos.