Image

O primeiro jogo do Sintra Foot Ball Club em Seteais

sintra-foo-tball

A 8 de abril de 1913, o Sintra Futebol Clube (ou Foot Ball, como então se designava a modalidade) fez o seu primeiro jogo no Campo de Seteais (ou Seteaes), num local fronteiro ao palácio e que naqueles anos pioneiros funcionou como estádio de futebol.

Nos primeiros anos do século XX existiram em Sintra três agremiações de futebol, desporto trazido de Inglaterra pelos irmãos Pinto Basto: o Sport União Sintrense, o Sintra Foot Ball Clube e S. Pedro Futebol Clube, três clubes que criaram entre si acesa rivalidade e entusiasmo ao longo de vários anos. Foram empolgantes os embates que se travaram no largo fronteiro ao Palácio de Seteais, que o seu proprietário, o Conde de Sucena, disponibilizou para que os clubes da vila de Sintra ali jogassem.

Era o período do futebol "de balizas às costas", dado que os jogadores percorriam as ruas de Sintra equipados e levavam consigo as balizas, arrastando consigo os adeptos que se divertiam e que se de digladiavam por vezes em apupos e pancadaria na defesa das cores das suas equipas.

Foi esta a fase decisiva e de autêntica consolidação do futebol em Sintra, mercê de um crescente contacto com clubes de Lisboa e dos arredores, possibilitando uma crescente valorização dos clubes e dos seus jogadores, com realce para o núcleo dos seus fundadores que foram o principal esteio para que o seu sonho se tornasse uma autêntica realidade.

O Sintra Foot Ball Clube desapareceu entretanto, apenas tendo vingado de forma duradoira o 1º de Dezembro e o Sport União Sintrense.

Foto: A primeira equipa do Sport União Sintrense