Vesselina Kasarova e Orquestra Gulbenkian no concerto inaugural do Festival de Sintra
Mais uma vez, Sintra abre as portas dos palácios e de salas de espetáculo a grandes momentos de música e ‘contrapontos’ para receber a 56ª edição do Festival de Sintra, de 23 de setembro a 9 de outubro, este ano dedicado a D. Fernando II, o Rei Artista, e à sua musa inspiradora.
A 56ª edição do Festival de Música de Sintra arranca a 23 de setembro pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval. A palco subirá a mezzo-soprano Vesselina Kasarova, o maestro Josep Caballé-Domenech e a Orquestra Gulbenkian.
O Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval recebe neste concerto inaugural a mezzo-soprano Vesselina Kasarova, que com uma celebrada carreira internacional se impôs no mundo da ópera como uma das melhores mezzo-sopranos das últimas três décadas.
Vesselina Kasarova é aclamada pela crítica tanto como recitalista como nos seus papéis na ópera, onde se notabilizou nas obras de bel canto de Mozart, Rossini, Bellini e Donizetti.
Vesselina Kasarova nasceu em Stara Zagora, na Bulgária, e aos 4 anos começou a estudar piano, depois de se formar nesse instrumento iniciou a sua formação em canto. Em 1989, Kasarova, assinou um contrato de dois anos com a Ópera de Zurique, tornando-se numa das artistas favoritas do público. Nesse mesmo ano, vence o primeiro prémio na competição “Neue Stimmen” in Gütersloh, na Alemanha. Kasarova tem no seu percurso atuações Grand Théâtre de Genebra, Royal Opera House Covent Garden, Teatre del Liceu em Barcelona, Ópera de Zurique, Deutsche Oper Berlin, Bavarian State Opera in Munich, Opéra National de Paris (Bastille, Garnier), Lyric Opera of Chicago, San Francisco Opera, Vienna State Opera e colaborou com maestros como Nikolaus Harnoncourt, Sir Colin Davis, Pinchas Steinberg, Donald Runnicles, Seji Ozawa, Semyon Bychkov, entre outros.
A Orquestra Gulbenkian sobe a palco sob a direção do maestro Josep Caballé-Domenech, num programa em torno de obras de Gioachino Rossini, Francesco Cilea, Gaetano Donizetti, Camille Saint-Saëns, Jules Massenet e Georges Bizet e que, de certa forma, se relacionam com a vida de D. Fernando II
“Música, a musa do Rei Artista” é o tema da edição deste ano do Festival de Sintra, uma celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes. Até 9 de outubro o público poderá de desfrutar de um programa diverso, para ouvir, um pouco por todo o concelho de Sintra entre palcos, palácios e igrejas.
O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra, com a direção artística de Gabriela Canavilhas.
Saiba mais em www.festivaldesintra.pt
Bilhetes à venda na Ticketline, C.C. Olga Cadaval e até uma hora antes do início de cada espetáculo no local.