
“Um Filme em Cada Esquina” chega a Belas com sessão de curtas-metragens
O Edifício Multiusos Cultural de Belas, em Sintra, acolhe a 4.ª sessão do Festival “Um Filme em Cada Esquina”, no dia 19 de setembro, às 21h00. A entrada é livre.
A sessão inclui a exibição de três curtas-metragens portuguesas: Azul, Meia-Noite (2025), de Henrique Mesquita Montes; Rats of the Air (2025), de Tiago Smith e Inês Vaz; e A Viragem do Milénio (2024), de Alberto Seixas. Após as projeções, será promovida uma conversa entre realizadores e o público.
Mais cedo, às 15h00, o evento contará com uma sessão dedicada à comunidade estudantil da Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz. Esta sessão contará com o mesmo alinhamento e incluirá igualmente uma conversa com os realizadores.
O Festival “Um Filme em Cada Esquina” visa criar uma alternativa ao circuito tradicional de cinema, promovendo uma cultura cinematográfica mais acessível. O projeto, que de maio de 2025 a abril de 2026, conta com 22 sessões distribuídas pelas 11 freguesias do concelho de Sintra. Cada freguesia acolhe duas sessões, uma para o público escolar e outra para o público em geral.
Com uma periodicidade mensal, cada sessão integra a projeção de três a quatro curtas-metragens, seguidas de conversas com membros da equipa artística do festival, realizadores e outros profissionais do setor cinematográfico.
Este projeto é promovido pela RUGAS - Associação Cultural, em parceria com a produtora Cidades Irrequietas Filmes, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.
Saiba mais sobre o projeto e as próximas sessões, AQUI.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.