Sintra recebeu jornada dedicada a Camilo Castelo Branco
A Biblioteca Municipal de Sintra acolheu, na passada sexta-feira, a jornada “Um dia com Camilo”, que assinalou o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo de três anos pela Cátedra Camilo Castelo Branco, uma parceria entre a autarquia de Sintra e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que referiu o “importantíssimo trabalho realizado até aqui. Através da Cátedra, foi possível alcançar objetivos significativos, nomeadamente a divulgação da obra de Camilo de forma coordenada e com rigor científico. Este trabalho não só preserva o legado do escritor, como também contribui para o seu reconhecimento e valorização junto das novas gerações”.
Durante a manhã, realizou-se a apresentação do livro infantojuvenil "Amores de Perdição", por Cláudio Garrudo, da Imprensa Nacional, e Alexandre Pinto, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Da parte da tarde, foi apresentado o livro "Contos Camilianos", por José Cândido de Oliveira Martins, com a presença dos autores da obra Cristina Sobral e Serafina Martins, José Cândido de Oliveira Martins, A.M. Pires Cabral, Ana Margarida de Carvalho, Mário Cláudio, Nardo Leandro, Teresa Martins Marques, e do ilustrador João Fazenda.
Durante o dia os presentes puderam assistir ainda a dois momentos de leituras encenadas dedicadas ao escritor Camilo Castelo Branco protagonizados pelo ator Paulo Campos dos Reis.
A realização desta iniciativa inseriu-se no Plano de Atividades da Cátedra Camilo Castelo Branco, criada em 2021, pela Câmara de Sintra e a FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A sua criação resulta da classificação do espólio da Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público, classificação única em Portugal a nível de um município e de uma Biblioteca Pública.
A Cátedra de Camilo Castelo Branco é de natureza mecenática e alicerçada neste espólio que reúne documentos únicos de e sobre o escritor e que se encontra atualmente na Biblioteca Municipal de Sintra. O seu propósito visa a investigação sobre o fundo camiliano, com vista à criação de projetos de investigação, promoção de congressos e realização de ações de divulgação e de reconhecimento da investigação desenvolvida.