Conheça as atividades de fevereiro nas Bibliotecas Municipais de Sintra
As Bibliotecas Municipais de Sintra contam com novas atividades, no mês de fevereiro, destinadas a crianças, jovens, público em geral e comunidade educativa, promovidas pela Câmara Municipal de Sintra.
Não perca a oportunidade de visitar a exposição de pintura “5 Pessoas Fingindo-se Mortos”, de Fernando Gil patente até 22 de março, na Biblioteca Municipal de Sintra.
A Biblioteca Municipal de Sintra organiza mais uma sessão do projeto Entre Leituras, um espaço de encontro informal entre leitores, onde, para além de leituras, se partilham experiências e se fala da paixão pelos livros. Esta é uma excelente oportunidade para quem gosta de literatura e quer descobrir novas obras e autores.
A Biblioteca Municipal Pólo de Queluz, inaugura a exposição “Os livros que não puderam ser livres”, inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. A exposição recorre a instalações visuais e sonoras através das quais se poderá compreender melhor o programa censório de um dos períodos mais negros da nossa história recente, as reações que suscitou, bem como as suas nefastas consequências para a vida cultural do país, convidando os visitantes fazerem uma reflexão sobre a importância da liberdade de expressão
As Bibliotecas de Sintra oferecem-lhe uma programação diversificada que conta com o já habitual conto/ateliê, entre outras atividades.
Conheça as Bibliotecas Municipais de Sintra.
PROGRAMA
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA
04 a 28.FEV, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Corações à solta”
“Há já uns dias que o crocodilo não pára quieto. Umas vezes está cheio de frio, outras vezes está cheio de calor, umas vezes está desolado e triste... O que acontece é que o crocodilo está apaixonado.”
Atividade baseada no livro “Um pequeno crocodilo ternurento que só visto”, de
Daniela Kulot.
Destinatários: Comunidade Educativa/ Alunos do pré-escolar e 1º ciclo, gratuito, mediante marcação prévia pelo telefone 219 236 171/90.
07.FEV, 15h00 | Inauguração da exposição “5 Pessoas Fingindo-se Mortos”
“O poeta, aqui chamado Pessoa Soares Campos Reis Caeiro.
Pinturas que no grafismo, vibração e cor, ensaiam recriar a respiração dos poemas; tecer a abstração no corpo visual, colar emoções ao objeto, recriando-o, entrando pelos olhos, comprometidos e gratos ao poeta.” Mostra da autoria de Fernando Gil.
Destinatários: Comunidade em geral, gratuito, informações pelo telefone 219 236 105.
08.FEV, 10h00 | Café Memória
Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.
Projeto a nível nacional promovido pela Alzheimer Portugal, com apoio técnico e pedagógico do Instituto S. João de Deus – Hospital do Telhal.
Destinatários: Público em geral, gratuito, entrada livre.
15.FEV, 16h00 | Leituras em família - Conto/Ateliê “A menina dos livros”
“Uma fantástica história de uma menina que ao caminhar para casa de um amiguinho, atravessa um mar de palavras, quando chega convida-o para uma aventura no mundo das histórias onde, com a imaginação, tudo pode acontecer…”
Atividade baseada no livro “A menina dos livros”, de Oliver Jeffers.
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 6 anos, gratuito, com marcação prévia pelo telefone 219 236 171/90.
22.FEV, 15h00 | Entre Leituras
Com lugar ao 4º sábado de cada mês, o projeto Entre leituras pretende ser um encontro de Leitores onde se fala dos livros que lemos e estamos a ler, num convívio informal e repleto de descobertas literárias, celebrando a diversidade de histórias que a literatura tem para nos oferecer. Um espaço para compartilhar experiências de leitura, recomendar livros e descobrir outras obras literárias.
Destinatários: Público em geral, gratuito, mediante inscrição pelo telefone 219 236 71/6190.
BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DAS MERCÊS
04 a 28.FEV, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “O monstro das cores”
As emoções explicadas às crianças através das cores.
A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.”
Atividade baseada no livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas.
Destinatários: Comunidade Educativa/ Alunos do pré-escolar e 1º ciclo, gratuito, mediante marcação prévia pelo telefone 219 236 880.
BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE AGUALVA-CACÉM
04 a 28.FEV, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “O Dicionário do Menino Andersen”
“Gonçalo reuniu-se com Andersen para criar um dicionário inovador. Após a leitura, tudo ao nosso redor, será visto sob uma nova perspetiva. Andresen ainda jovem, era um inventor criativo e não se conformava com as definições existentes no dicionário. Então, certo dia, decidiu começar a escrever um novo dicionário, um que estimulasse a imaginação dos seus amigos e os atraísse com novas formas de ver o mundo.”
Atividade baseada no livro “O Dicionário do Menino Andersen”, de Gonçalo M. Tavares.
Destinatários: Comunidade Educativa/ Alunos do pré-escolar e 1º ciclo, gratuito, mediante marcação prévia pelo telefone 214 328 039.
08.FEV, 16h00 | Conto/Ateliê “Qual será o segredo da Huga?”
“Num descampado, situado entre a Vila do Campo e o Bosque dos Carvalhos, há um animalzinho que não voltou a casa depois de brincar.
É a Huga, a tartaruga. Ela tem um problema e teve uma grande ideia para a solucionar…
Qual será o segredo da Huga?”
Após a leitura da história e descoberto o segredo da Huga, vamos pôr mãos à obra e ajudar a Huga.
Atividade baseada no livro “O Segredo da Tartaruga Huga”, de Anna Obiols.
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos, gratuito, mediante marcação prévia pelo telefone 214 328 039.
BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE QUELUZ
04 a 28.FEV, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Os fantasmas não batem à porta”
“O urso e a marmota são muito amigos e brincam sempre juntos. Adoram procurar tesouros escondidos, e cantam e dançam como se fossem grandes estrelas. Mas, numa certa tarde, o urso diz à marmota que convidou o pato para brincar com eles. Ora, nem pensar! A marmota não gosta do pato, nem de qualquer outro animal que atrapalhe a sua amizade exclusiva com o urso. Então resolve manter o pato longe das brincadeiras. E não se poupa a esforços!
As suas tentativas desesperadas de excluir o pato dão para o torto, mas, no final, será que o resultado é assim tão mau?
Se calhar, ter uma data de amigos é muito, muito mais divertido do que ela pensava…”
Atividade baseada no livro “Os fantasmas não batem à porta”, de Eulalia Canal.
Destinatários: Comunidade Educativa/ Alunos do pré-escolar e 1º ciclo, gratuito, mediante marcação prévia pelo telefone 219 236 876.
14.FEV, 15h00 | Inauguração da Exposição “Os livros que não puderam ser livres”
Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a presente exposição, com curadoria de Carla Nazareth, recorre a instalações visuais e sonoras através das quais se poderá compreender melhor o programa censório de um dos períodos mais negros da nossa história recente, as reações que suscitou, bem como as suas nefastas consequências para a vida cultural do país. Exposição patente até dia 30 de abril.
Destinatários: Público em geral e comunidade educativa, gratuito, informações pelo telefone 219 236 876.
22.FEV, 16h00 | Conto/Ateliê “Uma raposa na minha escola”
“Apareceu uma raposa na escola, mas eu não disse nada. Apesar de o seu olhar me arranhar as costas. Ao princípio, ria-se de mim. Um dia, partiu-me os óculos. E depois começou a assustar-me muito.”
Uma história que nos fala sobre o bullying na escola e sobre a importância de se falar do tema.
Atividade baseada no livro “Uma raposa na minha escola”, de Lola Dupin, Ronan Badel e Olivier Dupin.
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos, gratuito, com marcação prévia pelo telefone 219 236 876.