Sintra recebe festival de cinema Córtex

CORTEX

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe o Córtex, festival de curtas-metragens que oferece uma programação diversificada e estabelece simultaneamente um lugar de encontro para os profissionais de cinema do país, de 12 a 15 de fevereiro.

Entre as novidades deste ano, irá nascer uma competição a pensar no público infantil. O Mini Córtex tem o intuito de envolver e estimular os mais pequenos, através do dispositivo que é o cinema. A secção infantil pretende favorecer cinema que possibilite a construção de imaginários e que produza uma identificação na vivência de emoções. 

Outra novidade na programação do Festival é a inclusão de uma nova secção intitulada Hemisfério, um espaço dedicado a uma instituição cinematográfica internacional, tendo sido escolhida para este ano a Danish Film School (Escola de Cinema Dinamarquesa). Nesta secção não competitiva vão ser exibidas cinco curtas-metragens realizadas pelos alunos da escola.

O nome mais sonante da programação também vem da Danish Film School. A cinematografia de Lars von Trier marca o arranque do festival, a 12 de fevereiro, e será possível conhecer dois filmes do polémico dinamarquês, realizados ainda enquanto aluno da escola: “Nocturne” e “Befrielsesbilleder / Image of a Relief”.

Mais informação em www.festivalcortex.com 

Preço: 3 euros / sessão
Passe para o festival: 12 euros