Sintra recebe 14.º edição do LEFFEST

Sintra volta a receber o LEFFEST - Lisbon & Sintra Film, que acontece de 13 a 25 de novembro, com o que de melhor se faz no mundo da sétima arte.

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra e Teatro Tivoli e Cinema Nimas, em lisboa, dividem o palco do festival, com uma programação alargada e diversificada, nos quais se encontram os filmes mais esperados e aguardados do ano.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, a composição do programa “mantém a sua qualidade e diversidade, mesmo num momento tão sensível, proporcionando uma larga representatividade para os amantes de cinema”.

Em Sintra, o Centro Cultural Olga Cadaval as suas portas logo no dia 13 de novembro, com a exibição dos filmes “Embriagado de Amor” e “2001: Odisseia no Espaço”, este último escolhido como o filme de abertura desta edição do festival.

“The World to Come”, “Mainstream”, “Undine”, “Dear Comadres”, “Passion Simple”, “The Best is Yet to Come”, “Sportin’Life”, “Delete History”, “Beginning”, “The Disciple”, “Un Soupçon D’Amour” e “The Human Voice” são alguns dos filmes, entre outros, a que poderá assistir no Centro Cultural Olga Cadaval e que estão na Seleção Oficial - Em Competição e Fora de Competição da edição de 2020.

Além da exibição de filmes, Sintra contará com a presença de prestigiados convidados do mundo da sétima arte, com destaque para Ana Rocha de Sousa, realizadora de “Listen”. A atriz e realizadora estará connosco no dia 19 de novembro, pelas 17h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, para uma sessão especial com a apresentação das suas curtas metragens “No Mar” e “Laundriness”.

A música também fará parte do programa do LEFFEST, com o  espetáculo da Orquestra Municipal de Sintra, repleto de temas ligados ao mundo do cinema, no dia 20 de novembro pelas 20h30.

O 25.º aniversário da elevação de Sintra a Património Mundial da UNESCO marca também esta edição do LEFFEST, com a realização de um simpósio comemorativo no Centro Cultural Olga Cadaval. Neste colóquio, a ter lugar a 21 e 22 de novembro, estará em reflexão o “Património e Sociedade: Princípios, Pensamento e Acção”, com o equilíbrio nas cidades entre a preservação do património e a vida quotidiana plena dos seus cidadãos em debate.

Nesta 14.ª edição do LEFFEST estarão 10 filmes em Competição e 8 filmes Fora de Competição. O júri será composto pelo realizador e Nobel da Literatura (2019) Peter Handke; pelo diretor da Cinemateca Francesa, Frédéric Bonnaud; o realizador e artista Gabriel Abrantes; o curador de arte e escritor, Neville Wakefield; e a bailarina, coreografa e artista visual, Cecilia Bengolea.

O programa para esta 14.ª edição do LEFFEST foi elaborado e ajustado tendo em conta a conjuntura atual, provocada pela Covid-19, e as novas medidas decretadas pelo governo no início de novembro.

Saiba mais AQUI