Sintra investe na preservação do arquivo histórico municipal

arquivo-historico1

O espólio do arquivo histórico municipal de Sintra encontra-se, a partir de hoje, integrado na sala cofre do Arquivo Municipal especialmente instalada no edifício para salvaguardar este espólio sintrense.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra referiu que “o património arquivístico municipal passa a estar concentrado no edifício do arquivo municipal e com as devidas condições de acondicionamento e preservação que o espólio do arquivo histórico necessita para que também as próximas gerações possam ter oportunidade de ver e consultar”.

De entre o importante espólio encontram-se o Foral outorgado pelo rei D. Manuel à Vila de Sintra em 1514-10-29, o Livro de Compromisso da Irmandade das Almas da Igreja de São Martinho de Sintra datado de 1726-07-14, o Livro de Compromisso da Irmandade das Almas da Igreja de São Martinho de Sintra datado de 1726-07-14, as atas das reuniões de Câmara desde o século XVIII, entre muitos outros documentos históricos que preservam a memória de Sintra.

A autarquia investiu 50 mil euros na instalação de uma sala cofre no edifício do Arquivo Municipal, com o objetivo de assegurar a conservação do relevante, artístico e informativo espólio do arquivo histórico, que estava a deteriorar-se no Palácio de Valenças onde estava arquivado.

A documentação do arquivo também está disponível para consulta online AQUI

web CMS 3517