Sintra homenageia Maria Nobre Franco

A Câmara Municipal de Sintra homenageou Maria Nobre Franco, diretora do antigo Museu de Arte Moderna – Coleção Berardo entre 1997 a 2008, com o descerramento de uma placa no jardim do agora MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

A cerimónia, que decorreu esta quinta-feira, contou com a presença do presidente da autarquia, Basílio Horta e de Bruno de Almeida, filho de Maria Nobre Franco.

Maria Nobre Franco contribuiu de forma inequívoca para manter Sintra nos circuitos mundiais da Arte Moderna e o local escolhido para esta homenagem deve-se ao seu entusiasmo pelo espaço exterior do museu, onde durante 11 anos trabalhou e que considerava inspirador. Nascida em Messejana, freguesia de Aljustrel, em 1938, Maria Nobre Franco foi galerista, colecionadora, diretora de Museus, divulgadora da Arte e das Letras.

Fundou em 1984 num dos espaços da editora Valentim de Carvalho a Galeria Valentim de Carvalho, marcante no panorama artístico nacional nas décadas de 1980 e 1990, trabalhando com alguns artistas de renome, nomeadamente, Mário Cesariny, Helena Almeida, Ana Jotta, Ângelo de Sousa, Alberto Carneiro, José Escada, Jorge Martins, René Bértholo, Joaquim Bravo, António Palolo, Xana, José Pedro Croft, Pedro Calapez e Rui Sanches.

Em 1997 assumiu a direção do Sintra Museu de Arte Moderna – Coleção Berardo, hoje o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, cargo que ocupou até 2008, ano em que foi criado o Museu da Coleção Berardo, em Lisboa.

De realçar que, anteriormente a esta cerimónia e no âmbito desta homenagem a Maria Nobre Franco, inserida na programação paralela da exposição “No Reino das Nuvens”, no dia 2 de outubro, realizou-se o lançamento da 2.ª edição do livro/catálogo da exposição “Depois do Fim”, de Rui Chafes, que a galerista comissariou.