Câmara de Sintra aprovou o projeto de conceção do Sintra Cinema

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, por unanimidade, o trabalho vencedor da conceção do projeto para o Sintra Cinema bem como a atribuição do prémio de cinco mil euros ao concorrente selecionado.

A equipa selecionada na fase de conceção vai desenvolver o projeto até à sua fase de execução, acompanhará todo o procedimento para abertura de concurso para empreitada e toda a realização de obra até ao início do funcionamento deste equipamento.
 
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “o Sintra Cinema deve tornar-se uma referência cultural para todo o concelho. Devolver este espaço aos munícipes é levar a cultura nas suas diferentes expressões ao encontro da população. Sabemos que devolver este espaço reabilitado vem fomentar novas vivências e a criação de uma forma de viver a Estefânia e a Portela de Sintra, como espaço das artes e da cultura em Sintra”.
 
O vencedor do concurso de concepção, lancado pela Câmara de Sintra, foi o Atelier Carvalho Araújo, fundado pelo arquiteto José Carvalho Araújo. O Atelier, com sede em Braga, considerou que “se com o plano de Étienne de Gröer era enfatizado o simbolismo e enquadramento da paisagem, com a introdução do jardim público frontal, no contexto atual, é altura de o cineteatro reclamar o seu lugar instituindo-se como uma 'praça', no seu sentido mais lato”.
 
Estimando-se o custo total de obra em cerca de 4 milhões de euros, o conceito geral do projeto selecionado sintetiza-se em três atos: identidade, com o reforço da identidade pública; organização, legibilidade da forma exterior reflete a clareza do esquema espacial interior; e espaço público, tratando o espaço público como o verdadeiro átrio do edifício. 

No piso térreo ficará situada a antecâmara, átrio, plateia/sala multifunção, palco e pequeno jardim. O piso 1 será composto por foyer e balcão, o piso 2 servirá de piso de transição e o piso 3 albergará uma nova sala social localizada na cobertura, inclui um restaurante e espaço performativo como café concerto. O piso -1 será composto por espaços de apoio administrativo, casas de banho sociais, camarins, e salas de ensaio.
 
Com a valorização do Sintra Cinema, e da sua envolvente, a Câmara Municipal de Sintra, pretende complementar a oferta cultural ao nível dos equipamentos municipais e contribuir para a requalificação urbana e para a revitalização da Portela de Sintra.
 
O equipamento com 1.225 m², composto por um edifício de três pisos, foi construído na década de 40 do século XX e evidencia, atualmente, um elevado nível de degradação, provocando um grande impacto em toda a zona envolvente.
 
Em maio de 2023, a Câmara de Sintra adquiriu o edifício do Sintra Cinema, situado na Portela de Sintra, na União das Freguesias de Sintra, num investimento de 825 mil euros.
Image
Image