Sintra celebra o misticismo celta na Quinta da Ribafria

A Quinta da Ribafria transforma-se num cenário místico para acolher a 1.ª edição do Samhain Fire Fest, de 31 de outubro a 2 de novembro, um evento que pretende celebrar o ciclo da vida e da morte.

Durante três dias, o espaço transforma-se num verdadeiro mercado celta, reunindo artesãos e mercadores, onde os visitantes poderão saborear petiscos variados em tavernas e tascas típicas, e assistir a performances e encenações que recriam os antigos rituais celtas.

Com abertura marcada para as 16h00, o primeiro dia arranca com uma atmosfera de mistério e tradição. Ao final da tarde, junto à fogueira, realiza-se o ritual de homenagem aos antepassados, promovido pela Federação Pagã Portuguesa. A noite continua com a procissão pagã Caçada Selvagem, às 19h30, e um concerto da banda Urze de Lume, às 20h45.

No sábado, dia 1 de novembro, o programa começa com um passeio de reconhecimento de plantas medicinais e comestíveis, orientado por Fernanda Botelho, às 11h30. Ao longo do dia haverá também oficinas, palestras sobre mitologia e o uso de plantas, e diversas atividades imersivas.

Já no último dia do festival, será possível assistir a concertos a partir das 16h00, com atuações de Hugo Claro, Melliflvs, Obsidhianara e Udjat Ensemble.

Este festival é organizado pelo Projeto Terra - Associação Cultural, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, Fundação CulturSintra, SMAS de Sintra e União de Freguesias de Sintra.

A entrada é gratuita para menores de 14 anos. Os bilhetes estão disponíveis online e o programa completo pode ser consultado AQUI.