Sintra celebra cultura e tradição este fim de semana
A Câmara Municipal de Sintra preparou um fim de semana repleto de propostas culturais para todas as idades, com o evento “Sintra Mágica – Era uma vez um Natal mágico” a assumir o papel central e a transformar o centro histórico num cenário encantado de tradição e imaginação.
No Terreiro do Palácio Nacional de Sintra, o público poderá encontrar um mercado de Natal, diversos stands, a Casa do Pai Natal, um carrossel e um comboio de carril tradicional, além de contos, espetáculos musicais, animação circense, atividades temáticas e ateliers pedagógicos. Durante o fim de semana, o espaço está aberto das 11h00 às 19h00, convidando munícipes e visitantes a viver o espírito natalício em família.
A magia estende-se também ao Palácio Nacional da Pena, com visitas noturnas, e ao Palácio Nacional de Queluz, que apresenta os espetáculos de video mapping “Regresso ao Palácio – A Viagem Concerto”.
Na sexta-feira, dia 12 de dezembro, a Casa da Cultura Lívio de Morais promove a sessão de contos tradicionais “Histórias Tecidas no Fio da Memória”, às 10h00. A noite encerra com o concerto de Marisa Liz, às 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.
No sábado, dia 13 de dezembro, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe as sessões de “Contos de Natal”, de Charles Dickens, às 11h00 e 15h00.
Às 15h00 realiza-se a Festa de Natal das Irmãs Hospitaleiras, na Casa de Saúde da Idanha, e às 16h00 decorre a sessão “Leituras em Família – Eram Tantas Vezes”, no Polo da Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém.
Mais tarde, às 17h00, o Terreiro Rainha D. Amélia acolhe o concerto do ARDECORO. O dia termina na Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme com o espetáculo comemorativo “Anos D’Ouro da Rádio”.
No dia seguinte, dia 14 de dezembro, o Centro Cultural Olga Cadaval apresenta dois Concertos para Bebés, às 10h00 e 11h30.
Às 15h00, na Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, sobe ao palco o espetáculo “Era uma Vez em Sintra”, pela Casa das Cenas – Associação Juvenil. A programação encerra às 17h00, no Terreiro Rainha D. Amélia, com a atuação do grupo Farra Fanfarra.
Durante o fim de semana, às 16h00, é ainda possível assistir ao espetáculo de teatro “Quando Eu Era Tu”, pela RUGAS – Associação Cultural, no FORNO – Espaço Cultural, em Rio de Mouro.
Paralelamente, várias exposições temporárias podem ser visitadas. Entre elas, “Onde Nasce o Natal”, patente até 10 de janeiro na Biblioteca Municipal de Sintra – Galeria Casa Mantero; “Mily Possoz. Uma poética do espaço”, no MU.SA – Museu de Artes de Sintra, até 1 de fevereiro; e “Reflections”, de Mónica Capucho, também neste equipamento municipal, até 15 de fevereiro.
Outras propostas incluem “Entre o Egeu e o Mar Jónico” no Museu de História Natural de Sintra, “Leal da Câmara e a Arte do Desenho” na Casa-Museu Leal da Câmara, e “A Coleção de Cunha e Costa: Um Portugal que nos Une”, no Museu Ferreira de Castro.




