Sintra assinala Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, sob o mote “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, com diversas iniciativas gratuitas e atividades promovidas pela autarquia nos seus Museus Municipais.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, celebra-se todos os anos no dia 18 de maio e visa dar destaque à importância dos museus na sociedade atual.

Em 2021 convidam-se os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, a imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que estão por vir.

Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia.

14 DE MAIO
MHNS - Museu de História Natural de Sintra
Abertura da exposição temporária de minerais “As Cores da Terra e da Paleta do Homem”.

18 DE MAIO
CMLC - Casa-Museu Leal da Câmara
10h00 e 14h00 - Atividade lúdico-didática para grupos escolares e famílias intitulada “À Descoberta do Tesouro”.
15h00 - Explorando os “Desenhos de Casas e de Mobiliário da autoria de Mestre Leal da Câmara”. Exposição temporária.

MAT - Museu Anjos Teixeira
10h00 e 14h00 - Visita orientada seguida de ateliê de construção de esculturas “Esculpindo o futuro”.

MFC - Museu Ferreira de Castro
Das 10h00 às 18h00 - Visita guiada à exposição permanente.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

10h00 e 14h00 - Ateliê de expressão plástica “Quente e Frio”, tendo por base as serigrafias de Dorita de Castelo Branco, representativas das 4 estações do ano.  Nesta atividade, será facultado cópias para preencher com as cores de cada época do ano: cores frias (outono/inverno) e cores quentes (primavera/verão).

MASMO - Museu Arqueológico São Miguel de Odrinhas
10h30, 14h30 e 16h30 - Visitas guiadas temáticas às exposições do Museu.