Sétima edição do Festival Periferias em Sintra

banner periferias

A Câmara Municipal de Sintra e a Companhia de Teatro Chão de Oliva vão, mais uma vez, manter a parceria para a coprodução da 7ª Edição do Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra, entre 1 e 11 de março. O programa abrange um conjunto de espetáculos de teatro, uma exposição e um conjunto de eventos de rua, bem como espetáculos de música e uma feira do livro.

O festival Periferias pretende afirmar-se como um polo das artes performativas em língua portuguesa. Lançado em 2012, o desenho e a construção do Periferias soube adaptar-se às circunstâncias. Adaptação, não conformismo ou repetição de fórmulas, mas conjugação criativa e dinâmica de meios, com a preocupação de deixar abertos trilhos para, mais cedo ou mais tarde, avançar.

Em março de 2012, ano em que completou 25 de trabalho contínuo, o Chão de Oliva lançou um novo festival que condensa a experiência acumulada na organização dos anteriores festivais e as áreas artísticas abrangidas, e que se transformou no único festival produzido pelo Chão de Oliva: Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas em Sintra.

O objetivo base deste festival é o de ser um tempo e um espaço na configuração de um arquivo da produção teatral das regiões periféricas dentro e fora de Portugal, com prioridade, nesta última geografia, para os países de língua portuguesa. Tempo, espaço e arquivo que não fará o Periferias viver apenas da apresentação de espetáculos, pois privilegiará a convivência entre criadores; a heterogeneidade de formação e segmento etário dos públicos; a reflexão entre quem partilha a(s) representação(ões); a edição dos documentos provenientes da reflexão; e a geração de mais um interface para a posterior circulação de espetáculos.

Programação completa e mais informações em https://www.chaodeoliva.com/periferias/periferias-2018