Setembro traz novidades aos Museus Municipais de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta nos seus museus municipais uma programação variada de atividades ao longo do mês de setembro. Em destaque este mês está a realização do Colóquio “Celebrar Cenários Eternos Património e Cultura” e o concerto de UDJAT Ensemble, atividades que assinalam as Jornadas Europeias do Património.

Exposições, visita guiada, visita temática, clube da leitura e oficina educativa, são algumas das atividades promovidas pela Câmara Municipal de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

MAT - Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

MFC - Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

Exposição “Leal da Câmara Professor – Trabalhos de Alunos (Trajes)”

Até 31 de dezembro

Da faceta de professor de Leal da Câmara constituem testemunhos as inúmeras peças utilizadas para a lecionação das suas aulas de que são exemplos, entre outros, as fichas para as lições, as provas individuais de avaliação, os esboços de trabalhos curriculares e os testes e exames finais das pupilas, que ainda integram os fundos museais da Casa-Museu e que ora se mostram ao público nesta exposição. Esta exposição é complementada com uma oficina de conceção da tradicional ‘Renda de Papel’.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Exposição “Morphosis”

Até 1 de outubro

Exposição Temporária Morphosis de Catarina Nunes e Vanessa Barragão.

Exposição “A Casa”

Até 10 de setembro

Exposição Temporária de Henrique Vieira Ribeiro e Curadoria de Victor dos Reis.

Exposição “Manto Vegetal”

Até 10 de setembro

Exposição Temporária de Conceição Abreu e Curadoria de João Silvério.

Inauguração da Exposição de Diana Costa

15 de setembro a 15 de outubro

Inauguração da Exposição de Roland Bock

15 de setembro a 15 de outubro

Inauguração da Exposição de Marco Pestana

De 15 de setembro a 15 de outubro

MHNS - Museu de História Natural de Sintra

MUSCARIUM#9

17 de setembro | 16h00

O Meu Amigo Freddy Kruger, de André Murraças

Ensaio aberto do projeto ao público.

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”

9 setembro | 15h00

As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano-, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito, mediante marcação.

Informações e reservas: Tel. 21 923 86 08

Visita temática “24 anos | 24 peças” – Comemoração do aniversário do museu

16 de setembro | 15h00

Estarão em destaque 24 peças especiais que ao longo dos tempos foram alvo de múltiplas interpretações, quer por parte dos eruditos humanistas (os primeiros que as referenciaram), quer por parte do clero, quer ainda por parte do povo leigo, sem contar com os modernos colecionadores, epigrafistas e investigadores. Todos lhes atribuíram diferentes significados e integraram-nas no âmbito dos seus próprios contextos e tradições culturais. Estas interpretações plurais vão permitir um percurso único pelas peças mais emblemáticas da coleção.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito, mediante marcação.

Informações e reservas: Tel. 21 923 86 08

Famílias no Museu - Oficina Educativa “Um voto ao Sol Eterno”

30 de setembro | 10h30

Após a exploração de alguns dos monumentos expostos no Museu, com inscrições latinas de índole funerária e religiosa, a proposta passa por fazer a sua própria inscrição em Latim, utilizando como material de base o gesso e com o auxílio de um estilete, respeitando o modo como então se desenhavam as letras.

Destinatários: Famílias com crianças entre os 10 e 16 anos.

Acesso: 4,00 €, mediante reserva.