“Serões Musicais” em destaque este fim de semana

Sintra continua a ser uma excelente opção para visitar durante o fim de semana, com destaque para o início da 6.ª edição dos “Serões Musicais”, no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena.

Os primeiros espetáculos realizam-se já nos dias 6 e 7 de março, às 21h00, com dois concertos idealizados por Vasco Dantas, figura de destaque na nova geração de pianistas portugueses. Esta iniciativa pretende levar o público aos saraus intimistas concretizados pela corte na segunda metade do século XIX, e prolonga-se até dia 28 de março, com concertos todas as sextas-feiras e sábados, sempre às 21h00.

Até dia 15 de março, o Festival Periferias continua a levar talentos nacionais e internacionais a locais distintos do Concelho de Sintra. Com um programa diversificado, é possível assistir e participar nos vários momentos de teatro, música, dança, exposições, oficinas inclusivas, feira do livro, entre outros.

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas realiza a visita guiada “A Coleção do Museu – Um percurso no feminino”, no dia 7 de março pelas 15h30, com entrada gratuita.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra também assinala este dia com a realização de uma conferência sobre a Rainha D. Amélia, dirigida por José Alberto Ribeiro, no dia 8 de março, pelas 15h00.

No mesmo espaço cultural poderá ainda visitar gratuitamente as exposições “Património da Humanidade do Japão” de Kazuyoshi Miyoshi, até 1 de março, “Leal da Câmara Revisitado (1876-1948)” até dia 3 de maio, e as mostras alusivas aos concursos “XV Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II”, até dia 23 de fevereiro, e, até 29 de março, a “V Edição do prémio de Fotografia de Sintra”.

A Casa dos Hipopómatos recebe a oficina de escrita criativa “Poemas de Março”, para poetas de todas as idades e tamanhos, no dia 7 de março às 16h00, e os escritores Rui Zink e Paula Delecave, no dia 8 de março, às 14h30, para apresentarem o seu livro “O Avô Tem Uma Borracha na Cabeça”.

Até dia 29 de março visite a exposição de Lívio de Morais “Pensadores / Construtores da História”, na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra. Uma exposição documental que reúne e homenageia verdadeiros génios pensadores que se expressaram de diversos modos, ao longo da história.

Também com entrada livre e inserida no projeto “À volta de Camilo”, a Biblioteca Municipal de Sintra tem em exibição a exposição “Amor de Perdição” até dia 31 de março. Enquanto que a Galeria Municipal – Casa Mantero acolhe a exposição de pintura de Jaime Ferreira.

O Museu S. João de Deus da Casa de Saúde do Telhal dá a conhecer ao público, até dia 30 de abril, a exposição “Das Trincheiras ao Hospital, Portugal, Saúde e Grande Guerra”, sobre a 1.ª Guerra Mundial e as suas consequências para a saúde.