“As Ressuscitadas” vence Prémio Nacional Maria João Fontainhas

“As Ressuscitadas”, obra original de Miguel Falcão, venceu o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas 2022, promovido pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra.

O texto dramatúrgico inédito de Miguel Falcão foi eleito por unanimidade e considerado pelo júri “um trabalho em termos dramáticos fantástico, muito bem elaborado, que prima pela originalidade e atualidade do tema da violência sobre as mulheres. É uma obra que honra na totalidade a memória da atriz Maria João Fontaínhas."

O vencedor do prémio, é investigador do Centro de Estudos de Teatro, professor coordenador da Instituto Politécnico de Lisboa responsável pelo Domínio do Teatro, Mestrado em Educação Artística e pelas pós-graduações em Marionetas e Formas Animadas e em Animação de Histórias, e autor de diversas publicações.

O Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas, promovido pela autarquia, foi instituído para divulgar as artes do espetáculo em Portugal e contribuir para a renovação e o aparecimento de novos criadores. O galardão, bienal, destina-se a projetos inéditos de teatro, dança, marionetas, música ou transdisciplinares.

Com este prémio, a autarquia homenageia a atriz pela sua dedicação ao teatro no concelho de Sintra. Atriz e encenadora fundou a Companhia de Teatro de Sintra e trabalhou com conhecidos encenadores portugueses, entre eles Joaquim Benite e João Mota, e interpretou dramaturgias de diversos autores, de Gil Vicente a Dario Fo.

Ao vencedor deste prémio é atribuído o valor monetário de 5.000 €. A peça de teatro será colocada em cena no prazo de dois anos pela Companhia de Teatro Chão de Oliva.