Percursos, literatura e teatro marcam a programação para este fim de semana em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra preparou um fim de semana recheado de atividades culturais para todas as idades, promovendo o contacto com o património, a literatura e as artes.

A programação inicia-se esta sexta-feira com as tradicionais Festas de São Miguel, no jardim da Correnteza, em Sintra, que contará com uma feira de produtos tradicionais, bancas de artesanato, quermesse e área dedicada à gastronomia e doçaria. O espaço conta também com a presença das coletividades e instituições da freguesia e, como não poderia faltar, o palco central, onde todas as noites diversos grupos musicais animarão os festejos.

Pelas 18h30, é possível assistir a um sunset no rooftop da Pousada de Jovens de Sintra, em celebração do 2.º aniversário deste espaço, ao som do DJ Izzy

Ainda hoje, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra apresenta duas novas exposições “Eu sonho com a minha pintura e pinto meu sonho” e “monte sine manu hominis excisus”. No sábado, junta-se ainda a exposição “O futuro nasce a cada amanhecer: obras da Vasco Collection”.

O sábado começa com o percurso pedestre “Memórias da Água”, às 9h00, organizado pelo MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar o património natural e cultural de Sintra.

Já pelas 15h00, o museu é palco para a conferência “Projetos de valorização do património arqueológico de Sintra nos últimos 25 anos”, que integra o ciclo de conferências Sintra Arqueológica as comemorações dos 25 anos do MASMO.

Ainda às 15h00, na Biblioteca Municipal de Sintra, o evento “Entre Leituras” convida leitores a partilharem as suas experiências literárias, celebrando a diversidade de histórias. Para os amantes da poesia, o “Poetry Slam Sintra” começa às 16h30, na Casa da Cultura Lívio de Morais.

O Centro Lúdico de Massamá recebe, às 17h00, uma leitura encenada de excertos da obra de Ruy Belo, inserido no projeto “Sintrália”. Simultaneamente, o MASMO é palco para a peça infantil “Ulisses e o Cavalo de Tróia”, uma adaptação para os mais jovens da obra clássica “Odisseia”, de Homero.

No final do dia, às 21h30, é a vez da peça de teatro “Édipo. Rei Édipo”, baseada na obra de Sófocles, ser apresentada neste museu municipal, numa oportunidade para revisitar este clássico trágico da antiguidade.

No domingo, dia 29 de setembro, poderá assistir ao “XVI Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra”, na Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras.

Para completar a oferta cultural, explore ainda o Museu de História Natural de Sintra, o espólio da Casa-Museu Leal da Câmara e conheça o Museu Anjos Teixeira, todos com portas abertas para o receber gratuitamente.