Património milenar em exposição fotográfica na Praia das Maçãs

A Câmara Municipal de Sintra promove, a partir de 3 de julho, a exposição fotográfica “Praia das Maçãs – Arqueologia”, com lugar no areal da Praia das Maçãs, integrada nas Jornadas Europeias da Arqueologia.

Esta exposição ao ar livre destaca dois importantes testemunhos do património arqueológico local, o Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs, e o Sítio Arqueológico do Alto da Vigia.

O Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs é um sítio arqueológico com vestígios funerários e rituais datados do período Neolítico à Idade do Bronze (cerca de 3000 a.C. a 1500 a.C.), encontra-se nas arribas sobranceiras à Praia das Maçãs, uma das zonas costeiras de Sintra.

Já o Sítio Arqueológico do Alto da Vigia, está classificado como património arqueológico e tem sido alvo de estudos e campanhas de valorização. A sua visibilidade ao público, como através da exposição mencionada, ajuda na preservação e conhecimento deste legado milenar.

O público é convidado a descobrir a riqueza histórica e científica de um território com vestígios de ocupação humana com milhares de anos. A exposição estará patente até ao dia 21 de setembro, sendo de acesso livre e constituindo uma oportunidade única para residentes e visitantes conhecerem melhor o passado arqueológico desta região.

Image
Image