Image

Orquestra Sinfónica da ESML no Olga Cadaval

cover ESML

O Centro Cultural Olga Cadaval vai ser palco para o concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, no dia 13 de março, às 17h00.

A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa apresenta-se com um programa que integra a sinfonia nº 8 de Beethoven e ainda 2 Gymnopédies do compositor francês Erik Satie, numa orquestração de Claude Debussy.

Escritas originalmente para piano solo em 1888, as Gymnopédies (que são 3 na sua versão original e que têm na versão orquestral que Debussy realizou em 1896 apenas 2 andamentos, correspondendo às 1ª e 3ª Gymnopédies) são peças curtas cuja solene simplicidade antecipa o caminho que a música francesa viria a tomar sobretudo nas primeiras décadas do século XX. Todas escritas em compasso ternário, as Gymnopédies consistem de melodias simples que por vezes provocam dissonâncias com o acompanhamento, também ele muito simples. A pureza e transparência da versão original, bem ao caráter de Satie, ganha em colorido e sensualidade na leitura orquestral de Debussy.

Tal como já havia feito com as suas sinfonias nºs 5 e 6, Beethoven escreveu as suas 7ª e 8ª sinfonias em simultâneo durante o ano de 1812.

Estreada num concerto que teve lugar 2 meses depois da estreia da 7ª sinfonia, no qual esta obra voltou a ser executada, a 8ª sinfonia, embora mais curta do que a 7ª, é uma obra cheia de energia da qual Beethoven gostava muito. Questionado por Czerny sobre qual a razão que levaria a que a 8ª sinfonia fosse menos popular do que a 7ª, Beethoven respondeu “É porque é muito melhor!”

Preço: 5 €

Centro Cultural Olga Cadaval
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro
2710-720 SINTRA
Telef. 21 910 71 10