Ópera de Rossini numa produção original do Festival de Sintra
O Centro Cultural Olga Cadaval será palco para o espetáculo de ópera “L’occasione fa il ladro”, de Gioachino Rossini, nos dias 8 e 9 de outubro, pelas 21h00.
Com direção musical de Pedro Carneiro e encenação de Carlos Antunes, este espetáculo é uma produção original do Festival de Sintra, que irá contar com a atuação da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II.
“A ocasião faz o ladrão” (1812) é um título que nos remete para o conhecido ditado, que aparentemente, seria tão popular em França no final do século XVIII, mas que nos dias de hoje continua a ser. Trata-se de uma estória típica do género cómico, uma farsa de enganos e de disfarces, mas com um toque de elegância e graça que a mestria musical de Rossini torna num deleite sucessivo para os sentidos: dois estranhos, Don Parmenione e o Conde Alberto, encontram-se numa pousada perto da cidade de Nápoles e, ao saírem, cada um leva inadvertidamente a mala de viagem do outro.
A escolha de uma ópera de Rossini para uma programação dedicada a D. Fernando II insere-se no quadro cultural da época em que o compositor do Barbeiro de Sevilha pontificava na fruição musical em Portugal. O gosto do público, quer da corte, quer da burguesia, encontrava-se desde o seculo XVIII marcado pela música italiana, sendo Rossini, o mais popular e celebrado compositor de óperas da primeira metade de oitocentos, o seu expoente mais representativo.
O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra e direção artística de Gabriela Canavilhas, este ano sob o tema “Música, a musa do Rei Artista” em celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes.
Saiba mais em www.festivaldesintra.pt
Bilhetes à venda.