O ‘ribat’ islâmico do Alto da Vigia encerra ciclo de conferências “Sintra Arqueológica”

A última conferência do ciclo “Sintra Arqueológica”, acontece no próximo sábado, dia 16 de novembro, pelas 15h00, no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, sob o tema “O ’ribat’ islâmico do Alto da Vigia”.

Com entrada livre, esta conferência divulgará os resultados dos estudos efetuados relativos aos vestígios de época islâmica, que documentam a existência de um ‘ribat’ no Alto da Vigia, junto à Praia das Maçãs, que foi ocupado, pelo menos, durante os séculos XI e XII.

As intervenções arqueológicas realizadas pela Câmara Municipal de Sintra no Alto da Vigia, permitiram já identificar e escavar vários contextos relacionados com a ocupação islâmica do local, designadamente duas mesquitas com respetivo oratório indicando a orientação da cidade de Meca, o mihrab, para além de silos escavados na rocha e de uma necrópole.

Nesta conferência, apresentada por Helena Catarino e Alexandre Gonçalves, serão apresentados vestígios da época islâmica, incluindo algumas das materialidades cerâmicas recuperadas até ao momento no Alto da Vigia.

O ciclo “Sintra Arqueológico” assinala os 25 anos do MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, e visa apresentar o trabalho realizado ao longo deste período na preservação, valorização e divulgação do património arqueológico do concelho.

Saiba mais sobre o MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas AQUI.

 

 

 

 

 

Image
Image