"Entre Visigodos e Moçárabes: os lintéis do MASMO" é tema para a próxima sessão do ciclo Sintra Arqueológica

A segunda conferência do ciclo “Sintra Arqueológica” acontece no próximo sábado, dia 12 de outubro, pelas 15h00, no MASMO — Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, sob o tema “Entre Visigodos e Moçárabes: os lintéis do MASMO”.

Com entrada livre, esta apresentação será realizada por Paulo Fernandes, que abordará a coleção de lintéis provenientes de Faião e que ostentam motivos decorativos e inscrições de temática cristã.

Qual a cronologia exata destas peças? Que influências culturais revelam? Que representam no âmbito da história do Paleocristianismo do extremo ocidente peninsular – e do Mundo Antigo? Estão são algumas das questões que terão resposta nesta conferência.

Paulo Almeida Fernandes é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, e atualmente é coordenador do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta e colaborador do Instituto de Estudos Medievais, da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se ao estudo da Alta Idade Média e Arte Românica, Caminhos de Santiago e história de Lisboa.

O ciclo “Sintra Arqueológico” assinala os 25 anos do MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, e visa apresentar o trabalho realizado ao longo deste período na preservação, valorização e divulgação do património arqueológico do concelho.

As próximas sessões têm lugar nos dias 26 de outubro, com "Entretecendo Passado e Futuro: A Ação COST EuroWeb e a Arqueologia Têxtil em Sintra e no Sul de Portugal", e a 16 de novembro, com a conferência intitulada "O 'ribat' islâmico do Alto da Vigia".

Saiba mais sobre o MASMO — Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas AQUI.

 

Image
Image