O cinema, as prisões e a liberdade em destaque no LEFFEST

No dia 18 de novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, o Lisbon & Sintra Film Festival tem programada a exibição de quatro filmes, seguido de um debate com o ator Michael Fassbender.

Incluídos na Seleção Oficial – Em Competição, na Seleção Oficial – Fora de Competição e no ciclo temático “Romper as Grades, “Nação Valente” ,“Leonora Addio”César deve Morrer e “Fome” são os filmes que estarão em cartaz neste dia.

Produzido em 2022 e inserido na Seleção Oficial – Em Competição, o filme “Nação Valente” de Carlos Conceição será exibido pelas 11h00. O filme reflete sobre o fim do colonialismo português e os traumas do pós-guerra. Em 1974, décimo terceiro ano da guerra de libertação, os portugueses e seus descendentes fogem da colónia de Angola, onde grupos independentistas gradualmente reivindicam o seu território. 

Inserido no ciclo temático “Romper as Grades”, o filme “César deve Morrer”, de Vittorio & Paolo Taviani, de 2012, será exibido pelas 15h00. Este filme mistura realidade com ficção, pois recria, por um lado, uma parte da apresentação teatral da peça Julius Caesar de Shakespeare, com reclusos da prisão de Rebibia, por outro, o processo e os ensaios que permitiram a realização do espetáculo.

Pelas 18h00, é exibido “Leonora Addio” de Paolo Taviani. Realizado em 2022, e conta a história de Luigi Pirandello que antes de morrer, tinha definido que não queria duas coisas: nem funeral nem homenagens. Mas acaba por ter três funerais. O filme encontra-se na Seleção Oficial – Fora de Competição.

Por fim é exibido o filme “Fome” pelas 21h30, realizado em 2008 por Steve McQueen, inserido no ciclo temático “Romper as Grades” e trata-se de uma obra única e complexa sobre os princípios humanos. Em 1981, um jovem de 27 anos do Exército Republicano Irlandês, encarcerado na prisão Maze, na Irlanda do Norte, entra em greve de fome para protestar contra a recusa, por parte do governo Britânico, em reconhecer os membros do IRA capturados como presos políticos.  

Após a exibição do filme, terá lugar um dos pontos altos da programação para este dia, com a presença do ator Michael Fassbender (protagonista do filme) numa conversa com o público em torno da temática “A representação das prisões no cinema”.


Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, o Lisbon & Sintra Film Festival decorre até 20 de novembro.

 

Saiba mais AQUI

 

Image
Image