Nelson Freire e Orquestra Gulbenkian no Concerto de Abertura do Festival de Sintra

A 54ª edição do Festival de Música de Sintra arranca esta sexta-feira, 6 de setembro pelas 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval. A palco subirá o pianista Nelson Freire, o maestro Raphael Oleg e a Orquestra Gulbenkian, com o concerto para piano de Edvard Grieg e a 7.ª Sinfonia de Dvorák.

A Orquestra Gulbenkian sobe a palco sob a direção do maestro Raphaël Oleg, celebrando a cumplicidade entre músicas e estilos, entre Grieg e Dvorák –compositores que assentam a sua música nas raízes dos seus países natais, a Noruega e a Checoslováquia. 

O concerto no Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval terá como solista o pianista Nelson Freire, uma das maiores lendas vivas do piano, e que com apenas 19 anos, venceu o Concurso Vianna da Motta, em 1964.

Nelson Freire, o pianista brasileiro, revelou bem cedo ser uma criança prodígio e foi na sua juventude que se lançou numa carreira internacional impressionante, classificada como a de “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração” pela revista Time. Carreira que mais recentemente lhe valeu o Lifetime Achievement Award pela “International Classical Music Awards”, que junta a uma lista de importantes condecorações oficiais em vários países.

“Da Corte às Ruas” é o tema da edição deste ano do Festival de Sintra, uma celebração dos velhos e novos mundos da música clássica. Até 1 de outubro há mais artistas, coros e orquestras para ouvir, um pouco por todo o concelho de Sintra entre palcos, palácios e igrejas.