Museus Municipais de Sintra iniciam o novo ano com programação para toda a família
A Câmara Municipal de Sintra convida munícipes e visitantes a iniciar o novo ano cultural com um programa diversificado nos Museus Municipais, ao longo do mês de janeiro e com entrada gratuita.
No MFC - Museu Ferreira de Castro, será possível participar no Clube de Leitura com a obra “O Banqueiro Anarquista”, de Fernando Pessoa, e visitar a exposição “A coleção Cunha e Costa – um Portugal que nos une!”.
No MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, destacam‑se a visita guiada à exposição “Onde o Sol se Apaga no Oceano – O Santuário mais Ocidental do Império Romano!” e a Visita‑Descoberta “O que as peças contam…”, propostas pensadas para toda a família.
O MU.SA - Museu das Artes de Sintra tem patente um conjunto de exposições que inclui “Pappus”, da coletiva Pappus Collective, e “Reflections”, de Mónica Capucho, bem como a mostra “Milly Possoz – Uma poética do espaço”, com curadoria de Emília Ferreira.
No MHNS - Museu de História Natural de Sintra continua patente a mostra “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma nova civilização”, com peças de cerâmica grega que transportam os visitantes para a história das antigas civilizações. Já na Casa-Museu Leal da Câmara, será possível visitar a exposição temporária “Escritores Portugueses por Leal da Câmara” e participar na visita temática “As Duas Guerras Mundiais do séc. XX”.
A Câmara Municipal de Sintra recorda que o acesso aos museus municipais é gratuito durante todo o ano e que algumas atividades requerem inscrição prévia por telefone. Os Museus Municipais de Sintra esperam por si para partilhar momentos culturais únicos nesta época festiva.
Mais informações sobre os Museus Municipais de Sintra, AQUI.
PROGRAMA
CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara
13.JAN até 09.MAI | Exposição Temporária “Escritores Portugueses por Leal da Câmara”
A caricatura de escritores foi um tema central na obra de Leal da Câmara, presente ao longo de toda a sua carreira. Viveu entre Portugal, Madrid e Paris, onde esteve em contacto com os meios intelectuais e culturais do seu tempo, retratando figuras de destaque — sobretudo escritores e poetas — muitas vezes a pedido de jornais, revistas e exposições.
Entre estes retratos estão os de escritores portugueses de várias épocas, desde Gil Vicente e Padre António Vieira até contemporâneos como Ramalho Ortigão ou Fialho de Almeida, alguns dos quais foram incluídos no Catálogo da Secção Portuguesa da Exposição Internacional do Rio de Janeiro (1922/23). Leal da Câmara retratou ainda escritores seus amigos próximos, como Guerra Junqueiro e Ana de Castro Osório, ilustrando também várias das suas obras literárias.
Esta exposição apresenta uma seleção desses retratos, com o objetivo de valorizar figuras marcantes da literatura portuguesa e reavivar a memória das suas obras e do seu legado humanista. Como atividade complementar, será disponibilizada a Atividade Educativa "O Meu Escritor", que convida os participantes a criar um retrato caricatural de um dos escritores expostos.
Destinatários: Público em geral
17.JAN, 15h00 | Visita temática “As Duas Guerras Mundiais do séc. XX”
Visita Temática ‘As Duas Guerras Mundiais do séc. XX’ – explorando uma coleção de caricaturas e retratos muito representativos, não só dos diversos acontecimentos que nessora se sucederam, como, igualmente, dos intervenientes diretos nesses dois conflitos armados (1914-1918; 1939-1945), e que foram, à época, magistralmente concebidos por Mestre Leal da Câmara, então volvido em verdadeiro ‘repórter’ documental daqueles dois importantes momentos históricos., tanto a nível europeu, como, tal-qualmente, a nível mundial.
Destinatários: Público em geral
MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
10.JAN, 15h00 | Visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!
As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje.
Ao longo de mais de uma década de escavações arqueológicas foi possível reencontrar e caraterizar alguns aspetos do Santuário Romano consagrado ao Sol e ao Oceano, descoberto acidentalmente no início do século XVI, constituindo a primeira descoberta arqueológica feita em Portugal.
Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano –, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.
31.JAN, 15h00 | Visita-descoberta “O que as peças contam…”
Comemoração do Dia Internacional do Conservador Restaurador
No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Conservador Restaurador convidamos as famílias a participar na visita-descoberta O que as peças contam…
O ponto de partida desta atividade é a exposição “O Claustro do Tempo”. Vamos descobrir e compreender o percurso que as peças fazem desde a sua descoberta arqueológica até às vitrinas do Museu. E há tanto para contar!…
Compreender o percurso dos objetos no interior do Museu – desde a conservação e restauro até ao expositor – é o objetivo desta visita.
Procuramos, com esta atividade lúdico-didática, fazer nascer nos participantes o gosto pela pesquisa arqueológica e pela salvaguarda do património, dando especial relevância à profissão de conservador-restaurador.
MFC - Museu Ferreira de Castro
Exposição “A coleção Cunha e Costa – um Portugal que nos une!”
Com base na valiosa coleção etnográfica doada ao Município de Sintra em 1940 por Eduardo Cunha e Costa, que era à época, a melhor coleção de cerâmica regional do país, sendo o produto de mais de quatro dezenas de anos de dedicada, paciente e esclarecida recolha, a exposição “A Coleção Cunha e Costa – Um Portugal que nos une”, com curadoria de Marta Ribeiro, constitui uma justa homenagem a este colecionador e amigo de Sintra.
Celebrando sobretudo a funcionalidade e os valores artísticos, são apresentadas na presente mostra, constituída maioritariamente por cerâmica figurativa e utilitária, peças únicas, que refletem a cultura, as histórias e as técnicas ancestrais de diversas comunidades, de norte a sul do país.
Através delas e das suas especificidades, é um Portugal que nos une!
Destinatários: Público em geral
09.JAN, 18h00 | Clube de Leitura “O Banqueiro Anarquista”, de Fernando Pessoa
No mês de janeiro o Clube de Leitura debaterá o livro “O Banqueiro Anarquista,
de Fernando Pessoa.
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Até 01.FEV | Exposição “Milly Possoz - Uma poética do espaço”, curadoria de Emília Ferreira
A exposição Mily Possoz, Uma Poética do Espaço é dividida por três espaços — a Galeria Millennium BCP, no MNAC; o MU.SA-Museu das Artes de Sintra e, em Cascais, as instalações da NOVA Medical School -– Advanced Health Education | Health Campus.
Reunindo obras da coleção do MNAC e das coleções do Millennium BCP, do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação GALP, da Câmara Municipal de Sintra, da Câmara Municipal de Almada, bem como obras inéditas na posse da família e outras de várias coleções particulares - nomeadamente do Hotel de Seteais e Hotel Tivoli -, este conjunto expositivo, com curadoria de Emília Ferreira, constituiu a maior apresentação da obra da modernista Mily Possoz realizada até hoje.
Destinatários: Público em geral
Até 15.FEV | Exposição temporária “Pappus”, da coletiva Pappus Collective
Pappus reúne trabalhos de Vera Fonseka e Sejin Cho, explorando o diálogo entre som, palavra e presença.
A partir de uma instalação colaborativa, as artistas investigam a coexistência entre diferenças — culturais, linguísticas e sensoriais — através da tradução entre meios: escrita, voz e imagem.
O poema mural de Fonseka e o dispositivo sonoro de Cho formam um campo partilhado de escuta e vibração.
Entre silêncio e reverberação, a exposição propõe uma reflexão sobre a impossibilidade de apreender o outro e a persistência do desejo de relação.
Destinatários: Público em geral
Até 15.FEV | Exposição temporária “Reflections”, de Mónica Capucho
Reflections reúne instalações de pinturas que exploram a geometria, a repetição e a variação. Cada conjunto parte de uma forma-base que se fragmenta e se transforma, articulando unidade e diferença. As composições, assentes em estruturas rigorosas, revelam o processo pictórico através de camadas sobrepostas em preto, branco e cinzento, onde o visível e o sugerido se entrelaçam.
Variações subtis e deslocamentos ampliam a perceção, convertendo cada obra numa reflexão da forma original. O diálogo entre a pintura principal e as suas derivações cria ecos e correspondências, propondo uma experiência visual que equilibra estrutura e movimento, precisão geométrica e materialidade da pintura, num campo de relações que se estende também às palavras que sustentam o conceito da exposição.
Destinatários: Público em geral
MHNS - Museu de História Natural de Sintra
Até 31.JAN | Exposição “Entre o Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização”
Exposição de peças de cerâmica grega provenientes de uma coleção particular, Entre o Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização.
Destinatários: Público em geral




