Museus Municipais de Sintra com novidades em outubro

A Câmara Municipal de Sintra apresenta nos seus museus municipais um programa repleto de atividades para usufruir ao longo do mês de outubro.

Exposições, conferência, clube de leitura, visita guiada, oficina educativa para participar em família são algumas das atividades promovidas pela Câmara Municipal de Sintra.

Durante o mês de outubro destaca-se a conferência “O Tholos do Monge: apresentação dos trabalhos arqueológicos realizados em 2021”, no MASMO.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

MAT - Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

MFC - Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

Exposição “Leal da Câmara Professor – Trabalhos de Alunos (Trajes)”

Até 31 de dezembro

Da faceta de professor de Leal da Câmara constituem testemunhos as inúmeras peças utilizadas para a lecionação das suas aulas de que são exemplos, entre outros, as fichas para as lições, as provas individuais de avaliação, os esboços de trabalhos curriculares e os testes e exames finais das pupilas, que ainda integram os fundos museais da Casa-Museu e que ora se mostram ao público nesta exposição. Esta exposição é complementada com uma oficina de conceção da tradicional ‘Renda de Papel’.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Exposição de Diana Costa

Exposição de Roland Bock

Exposição de Marco Pestana

Inauguração da Exposição A Vida Imóvel

13 de outubro a 14 de janeiro de 2024

Quinta da Ribafria

A Vida Imóvel é a segunda exposição do tríptico O Museu Fora de Si

Inauguração da Exposição Temporária Apneia de Rogério da Silva

Acesso gratuito, com reserva tel.: 219 238 608

Inauguração da Exposição Temporária de Pintura de Elisa Ochoa

20 de outubro a 10 de dezembro

Destinatários: Público em Geral

Inauguração da Exposição Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Visita guiada à exposição “Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente”

14 de outubro | 15h00

As peças expostas remontam às épocas islâmica, medieval e moderna, testemunhando o quotidiano das populações multiculturais – judeus, mouros e cristãos – que habitavam Sintra.

Acesso gratuito/Mediante marcação tel.: 21 923 86 08

Noites de Orfeu - Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense

21 de outubro | 21h30

A sala temática “Basílica Romana” conferirá, certamente, uma especial sonoridade a este concerto.

Acesso gratuito/Mediante marcação tel.: 219 238 608

Famílias no Museu

Oficina educativa “Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos”

28 de outubro | das 10h30 às 12h30

Através de uma visita à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”, onde se encontram os principais achados do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia – entre eles os altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano –, descobrir-se-á um lugar sagrado que remonta ao apogeu do Império.

Destinatários: dos 8 aos 14 anos

Acesso: 4 € mediante marcação

Informações e reservas tel.: 219 238 608

Conferência “O Tholos do Monge: apresentação dos trabalhos arqueológicos realizados em 2021”

28 de outubro | 15h00

Apresentação dos resultados das escavações realizadas no âmbito do projeto de investigação, conservação e valorização do Tholos do Monge. Serão analisadas as estruturas arquitetónicas e reconstituída a dinâmica de utilização deste conjunto sepulcral megalítico.

Atividade gratuita, mediante marcação tel.: 219 238 608

MFC - Museu Ferreira de Castro

Clube de leitura - Eurico o Presbítero, de Alexandre Herculano

6 de outubro | 18h00

“Considerado pelo próprio autor uma ‘crónica-poema, lenda ou o que quer que seja’, narra a história do amor impossível de Hermengarda e Eurico.”