Museus Municipais de Sintra com novas atividades em janeiro

Os museus da Câmara Municipal de Sintra oferecem, ao longo do mês de janeiro, um programa diversificado e com atividades gratuitas em que todos podem participar.

Não perca a oportunidade de visitar a exposição temporária “Leal da Câmara: Colaboração do Miau!, de 1916”, patente na Casa Museu Leal da Câmara. A mostra dá a conhecer a colaboração artística de Leal da Câmara no jornal portuense “Miau!”.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe a exposição “Coleção Camoniana de Carvalho Monteiro no 5° Centenário de Luís Vaz de Camões”. A partir do dia 17 de janeiro poderá visitar esta mostra comemorativa dos 500 anos sobre o nascimento de Luís Vaz de Camões, destaca a indissociável e notória ligação de António Augusto de Carvalho Monteiro ao poeta, através da sua coleção Camoniana, uma das maiores do mundo.

Pensado para famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos, o MASMO- Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas promove a atividade Visita descoberta “Vem conhecer os deuses do Santuário Romano do Alto da Vigia”.

A Câmara de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano.  A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

Conheça os Museus de Sintra e verifique os contactos, AQUI.

 

PROGRAMA

CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara

10.JAN a 11MAI | Exposição temporária “Leal da Câmara: Colaboração no Miau!, de 1916”

Entre os diversos jornais e revistas portugueses, sobretudo de humor artístico,em que Leal da Câmara colaborou, destacam-se alguns, cuja importância no panorama jornalístico, artístico e político do Portugal de então, foi deveras notória.

A presente exposição dá a conhecer a colaboração artística de Leal da Câmara no jornal portuense Miau!, o qual conheceu a edição de 19 números, publicados entre 21 de janeiro e 26 de maio de 1916, cujas capas são inteiramente da autoria do Mestre, tal como muitos desenhos insertos no interior dos exemplares da publicação.

Por fim, importa salientar que no jornal Miau! reinou sempre o protesto e a contestação contra os erros dos homens, assumindo-se abertamente o hebdomadário como ‘um grito assanhado que deixa atrás de si um eco de insatisfação’.

Como atividade complementar da Exposição será disponibilizada durante o decurso da mesma a Atividade Educativa intitulada ‘Um Cartaz para o Miau’, em que cada participante, à semelhança de Leal da Câmara, irá fazer a sua proposta pessoal para o terceiro cartaz do jornal portuense Miau! tendo sempre como tema base um gato.

Esta atividade destina-se, sobretudo, ao público escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Destinatários: Público em geral.

 

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

17.JAN, 18h30 | Exposição “Coleção Camoniana de Carvalho Monteiro no 5° Centenário de Luís Vaz de Camões”

Inauguração da Exposição Comemorativa dos 500 anos sobre o nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580), tendo presente a indissociável e notória ligação de António Augusto de Carvalho Monteiro ao referido poeta, através da sua Coleção Camoniana, uma das maiores do mundo.

A Camoniana de Carvalho Monteiro é composta por centenas de volumes luxuosamente encadernados em Portugal e Paris, além de manuscritos e objetos artísticos diversos.

Foram identificados nos últimos 3 anos, pelo Centro de Estudos da Fundação Cultursintra, muitos dos livros, dos objetos de coleção e de peças de carácter museográfico, que constituíram a Camoniana de Carvalho Monteiro e que se encontravam dispersos em vários locais.

Quer os descendentes de Carvalho Monteiro, quer as diversas instituições onde foram identificados objetos pertencentes à Camoniana estão disponíveis para a cedência das peças para a realização da exposição temporária.

Na exposição serão integradas peças relevantes da Camoniana da Biblioteca Municipal de Sintra.

A mostra estará patente 17 de janeiro a 19 de abril de 2025.

Destinatários: Comunidade em geral.

 

MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

25.JAN, 15h00 | Famílias no Museu Visita descoberta “Vem conhecer os deuses do Santuário Romano do Alto da Vigia”

A atividade proposta consistirá na decoração de máscaras de cartolina – dos deuses Sol, Lua e Oceano – através do recurso a lápis aguarela, lã, folhas de hera, palha, areia, etc.

Destinatários: Dos 6 aos 12 anos, gratuito, mediante marcação pelo telefone 219 238 608.

 

 

 

 

Image
Image