Museu de Artes de Sintra inaugura espaço Pedro Cabrita Reis

A Câmara Municipal de Sintra vai inaugurar no MU.SA – Museu das Artes de Sintra o espaço Pedro Cabrita Reis, dando início ao ciclo de programação Habitar o Espaço e onde a sua pintura “Uma Nuvem Negra”, será exibida, a partir do dia 30 de maio.

"Uma Nuvem Negra" é o título do tríptico que domina o novo Espaço Pedro Cabrita Reis no MU.SA - Museu de Artes de Sintra. Esta obra foi criada expressamente para o local, no contexto da exposição No Reino das Nuvens, que foi organizada em 2021 pelo Professor Vítor dos Reis, numa iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, por ocasião dos 25 anos da elevação de Sintra a Património da Humanidade.

O tríptico evoca a atmosfera da paisagem de Sintra na visão do Artista e tem 351 cm x 566 cm. No mesmo espaço são também apresentadas duas outras pinturas doadas por Pedro Cabrita Reis ao à coleção de arte do Município de Sintra.

A inauguração do Espaço Pedro Cabrita Reis no MU.SA realiza-se na próxima segunda-feira, 30 de maio, pelas 18h30. Este espaço vai ter uma programação em torno da obra e da sua relação com outras obras da Coleção Municipal de Arte. Nesta primeira apresentação, "Uma Nuvem Negra" será acompanhada por um documentário de Rogério Taveira, dedicado especificamente a esta obra. 

Para Pedro Cabrita Reis, "Uma Nuvem Negra" representa “uma incontornável releitura da carga romântica tradicionalmente associada a Sintra, às suas paisagens, à sua História”. Para o artista a criação em Sintra de um espaço com o seu nome significa “o reconhecimento que a comunidade faz da importância que para si têm os artistas que a evocam”. E sublinha que a existência de um Espaço Pedro Cabrita Reis no MU.SA “não pode deixar de ser uma responsabilidade ética, enquanto autor e cidadão”.

 

 

Image
Image