
Monumentos na Serra de Sintra prolongam encerramento durante esta segunda-feira
Até ao final do dia 24 de março, segunda-feira, os parques e monumentos localizados no perímetro florestal da Serra de Sintra – Parque e Palácio Nacional da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Convento dos Capuchos e Parque e Palácio de Monserrate – vão permanecer fechados ao público.
Nas últimas semanas, a Serra de Sintra registou elevados níveis de precipitação que levaram a uma grande saturação de água nos solos. A recente passagem da depressão "Martinho" agravou ainda mais a situação, provocando uma instabilidade generalizada na zona florestal.
Da avaliação realizada nos últimos dias, pela Parques de Sintra, concluiu-se que os danos provocados por esta depressão, agravados pela saturação prévia dos solos, não permitirão o acesso normal à área nas próximas semanas.
Os trabalhos intensivos de limpeza das árvores caídas está em curso há vários dias, mas esta ação não elimina totalmente o risco de queda de outras árvores. Para além disso, a estabilidade e segurança de muros, taludes e estradas encontram-se seriamente comprometidas, estando a decorrer, no terreno, uma avaliação detalhada dos riscos e da extensão dos danos.
A avaliação e a monitorização irão continuar, em colaboração com o município e outras entidades relevantes, sendo prioridade da Parques de Sintra restabelecer, em primeiro lugar, as condições de segurança nos locais com maior número de visitantes.
Será feito diariamente um ponto de situação AQUI sobre os trabalhos e as avaliações em curso. O Parque da Pena, que ocupa uma área de 85 hectares, permanecerá encerrado até ao final desta semana.
Nesta segunda-feira, 24 de março, todos os monumentos no perímetro da Serra de Sintra permanecerão encerrados, prevendo-se a reabertura do Castelo dos Mouros, do Palácio Nacional da Pena e do Palácio de Monserrate para esta terça-feira, 25 de março.
Imagem: DR_PSML