
Monumentos na Serra de Sintra prolongam encerramento até segunda-feira
Até ao final do dia 31 de março, segunda-feira, os parques e monumentos localizados no perímetro florestal da Serra de Sintra – Parque e Palácio Nacional da Pena, Castelo dos Mouros, Convento dos Capuchos e Parque e Palácio de Monserrate – vão permanecer fechados ao público.
Da avaliação realizada nos últimos dias, pela Parques de Sintra, concluiu-se que os danos provocados por esta depressão, agravados pela saturação prévia dos solos, não permitirão o acesso normal à área nas próximas semanas.
Os trabalhos intensivos de limpeza das árvores caídas está em curso há vários dias, mas esta ação não elimina totalmente o risco de queda de outras árvores. Para além disso, a estabilidade e segurança de muros, taludes e estradas encontram-se seriamente comprometidas, estando a decorrer, no terreno, uma avaliação detalhada dos riscos e da extensão dos danos.
A avaliação e a monitorização irão continuar, em colaboração com o município e outras entidades relevantes, sendo prioridade da Parques de Sintra restabelecer, em primeiro lugar, as condições de segurança nos locais com maior número de visitantes.
O Palácio Nacional e Jardins de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra e as instalações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, em Belém, continuam abertos, como habitualmente.
Imagem: DR_PSML