Monumento ao Trabalhador Rural foi recuperado

A Câmara Municipal de Sintra recuperou o Monumento ao Trabalhador Rural, da autoria do Mestre Pedro Anjos Teixeira (1908 – 1997), obra patente em São João das Lampas.

Esta significativa obra estava em avançado estado de deterioração, encontrando-se ainda amputada de uma das sete figuras que originalmente a compunham.

Trata-se de uma valiosa escultura de vulto, em bronze, fundida nos anos 80 do século passado, a partir de maquete bem mais antiga, datada de 1957. A obra ilustra a dureza do trabalho do campo e a vida difícil dos trabalhadores rurais. Constituída por sete figuras, seis masculinas, que cavam a terra, e por uma feminina, que derrama líquido de um cântaro para uma taça, para saciar a sede aos que trabalham.

A intervenção agora terminada foi imprescindível para a preservação deste monumento, devolvendo a merecida dignidade ao conjunto escultórico e ao espaço público em que este se insere.

Em Sintra poderá ainda conhecer outras obras de arte pública do mesmo autor espalhadas pelo concelho ou visitar o MAT - Museu Anjos Teixeira, onde estão patentes os trabalhos deste importante escultor português da corrente realista e neorrealista.

Saiba mais sobre o MAT – Museu Anjos Teixeira.