Memórias da Guerra Colonial no feminino em Sintra
A Câmara Municipal de Sintra apresenta na Casa da Cultura Lívio de Morais “Penélope - Adeus, até ao meu regresso”, uma criação da associação cultural Rugas, nos dias 22 a 24 e 29 a 31 de outubro.
A guerra colonial portuguesa é o mote para o espetáculo que aborda as memórias de gerações marcadas pela guerra, incidindo no papel das mulheres que viviam num regime conservador, moralista e autoritário enquanto aguardavam pelo regresso dos homens, muitos deles estropiados ou mortos.
Penélope, figura da mitologia grega, que esperou 20 anos pelo regresso do marido, é a inspiração para retratar estas mulheres. Ao assistir ao espetáculo, o público é guiado por uma reflexão sobre o que as movia e como se sentiam no contexto da Guerra Colonial, tal como os danos colaterais que esta causou.
Memória, vida, morte, e a condição feminina no contexto da guerra, são ilustradas através de aerogramas e cartas trocadas durante a Guerra em África, e com base na consulta da obra “Sinais de Vida” de Joana Pontes (investigadora e realizadora). Estes são testemunhos reais e documentos pessoais, do que se viveu naquelas décadas do século XX em Portugal.
A criação é composta por dois produtos artísticos e as suas perspetivas. A primeira, no espetáculo performativo que se estreia no dia 22 de outubro, e a segunda num filme que retrata a vida, a rotina e a condição das mulheres que vivem a sua vida em espera, que deverá estrear em 2022.
Os espetáculos realizam-se dias 22 a 24 e 29 a 31 de outubro, sextas-feiras às 21h30 e sábados e domingos às 18h00.
Mais informações AQUI
Saiba mais sobre a Casa da Cultura Lívio de Morais